Notícias
Ministro Jader Filho apresenta ações do Ministério das Cidades a prefeitos eleitos no Pará
Belém (PA) - O ministro das Cidades, Jader Filho, foi um dos palestrantes do Simpósio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do Pará 2025-2028, realizado nesta segunda-feira (25) em Belém.
Promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), o evento tem o objetivo de apresentar informações e orientações aos prefeitos e vereadores eleitos em 2024 para mandatos até o ano de 2028.
O ministro apresentou a palestra “Políticas públicas do Ministério das Cidades em favor dos municípios”, onde apresentou aos prefeitos eleitos as ações do MCid nas áreas de habitação, saneamento, desenvolvimento urbano, mobilidade e periferias.
Jader Filho também apresentou um balanço geral de todas as ações realizadas pelo Ministério das Cidades no Pará ao longo de 2023 e 2024, como o volume histórico de investimentos no estado, que atinge o montante de mais de 6 bilhões de reais em recursos federais.
“Esse é o ministério mais municipalista da Esplanada. Já fizemos investimentos de mais de 6 bilhões somente no estado do Pará, por meio das seleções do PAC e anúncios do Minha Casa, Minha Vida. Até aqui, 116 municípios do Pará já foram contemplados por seleções do Minha Casa, Minha Vida, o que corresponde a 80% dos municípios do estado. Quanto às ações do Ministério das Cidades, já chegamos em 136 municípios, o que corresponde a 94% das cidades paraenses. E vamos seguir trabalhando pra atingir 100% dos municípios atendidos com moradias, esgotamento, abastecimento de água, drenagem, asfalto, entre outras ações que podemos tornar realidade por meio do ministério”, declarou Jader Filho.
Além do ministro das Cidades, também participaram do evento o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; o governador do Pará, Helder Barbalho; conselheiros dos tribunais de contas dos municípios (TCM) e do estado (TCE), entre outras autoridades do legislativo e executivo do Pará.
Durante sua fala, Bruno Dantas reforçou a importância de que os futuros gestores dos municípios paraenses conheçam seus deveres na administração pública.
“Estamos reunindo aqui hoje aqueles que passaram pelo teste das urnas e aqueles que fiscalizam as contas públicas e a gestão do uso dos recursos. Temos que reforçar a importância de estarmos atentos às responsabilidades, obrigações e oportunidades que cada um dos gestores possuem”, disse o presidente do TCU.
O governador do Pará afirmou que o momento do simpósio é uma grande oportunidade de trocar informações que tornarão a administração pública mais eficaz no seu propósito de servir à população de cada município.
“Este importante momento colabora de forma extremamente positiva para que as gestões municipais, estaduais e das cortes de contas estejam alinhadas sobre os desafios de administrar cada um dos municípios para os quais os prefeitos que estão participando deste evento foram eleitos”, comentou Helder Barbalho.
Realizado no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o simpósio reuniu mais de dois mil participantes em seu primeiro dia. O local conta com um estande do Ministério das Cidades, onde os participantes do evento podem tirar suas dúvidas e receber diversas orientações de como acessar as ações da pasta, com a presença de técnicos das cinco secretarias nacionais que compõem o MCid: Habitação (SNH); Saneamento Ambiental (SNSA); Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM); Mobilidade Urbana (SEMOB); e Periferias (SNP). A programação segue na terça-feira (26), quando será encerrada oficialmente pelo ministro André Mendonça, do STF.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br