Notícias
Semana de Urbanismo reúne eventos com o apoio do Ministério das Cidades
O Museu Nacional da República será um dos palcos da Semana de Urbanismo. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Brasília (DF) - O Ministério das Cidades vai apoiar eventos da Semana de Urbanismo, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, na capital federal. A celebração une três agendas do ministro Jader Filho: a assinatura da carta de intenção entre Ministério das Cidades e a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos; a abertura do IX Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede); e a cerimônia de premiação do Prêmio Periferia Viva.
Carta de intenção entre Ministério das Cidades e a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos
No primeiro compromisso da Semana de Urbanismo, em evento conduzido pela Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, o Ministério das Cidades vai participar da assinatura da carta de intenção que firma compromisso para implementar ações voltadas para o fortalecimento urbano e a inclusão social. A ideia é promover o desenvolvimento urbano sustentável, reduzir as desigualdades e ampliar o acesso a bens e serviços nas áreas centrais dos municípios brasileiros.
O encontro acontecerá no Bloco K da Esplanada dos Ministérios, no auditório localizado no subsolo do Ministério do Planejamento e Orçamento.
IX Encontro InRede
O nono encontro da InRede acontecerá nos dias 28 e 29, no Edifício Celso Furtado e no Brasília Palace Hotel, respectivamente. Cada reunião é uma oportunidade única para discutir o planejamento urbano das cidades, principalmente em um período de transição de gestões municipais. O evento será aberto ao público. A participação é confirmada após o preenchimento do formulário de inscrição disponível na plataforma ReDUS.
A InRede surgiu da necessidade de uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento. A missão é enfrentar os desafios das cidades e torná-las cada vez mais inclusivas e resilientes. O programa desempenha um papel importante ao promover a integração e o compartilhamento de ideias e experiências valiosas, que visam o desenvolvimento ordenado das cidades do país. Isso sob um olhar integrador, interdisciplinar e conectado com as pessoas.
Prêmio Periferia Viva
A segunda edição do Prêmio Periferia Viva premiou 178 iniciativas de todo o Brasil pelo trabalho de enfrentamento das desigualdades socioespaciais e desenvolvimento sustentável nas periferias brasileiras. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no Museu Nacional da República, em Brasília, no dia 28 de novembro. O tema do prêmio deste ano foi “Periferia Viva é Periferia Sem Risco”.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br