Notícias
Ministério das Cidades reforça a importância da governança multinível na abertura do Urban 20
Ministro Jader Filho discursou na abertura do Urban 20. Foto: Henrique Carmo/MCid
Rio de Janeiro (RJ) - O ministro das Cidades, Jader Filho, ao lado da diretora-executiva da ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach e do prefeito Eduardo Paes, participou nesta quinta-feira (14) da abertura do Urban 20 (U20), na capital fluminense. O evento terá como um dos eixos de discussão o papel das cidades na transição energética e no enfrentamento às mudanças climáticas, pauta de atuação do Ministério das Cidades.
Durante a cerimônia de abertura, no Armazém da Utopia, o ministro Jader Filho aproveitou a oportunidade para reforçar que o Brasil tem sido um dos protagonistas na adaptação das cidades às mudanças climáticas. No país, já existe um compromisso com o Federalismo Climático.
“Essa iniciativa reforça a convicção de que a resposta às mudanças climáticas deve ser compartilhada entre todos os níveis de governo – União, estados e municípios –, promovendo uma governança multinível de fato”, explicou.
O ministro ressaltou que o Brasil assumiu lugar de destaque nos fóruns internacionais justamente por defender uma abordagem que leva em conta as realidades e capacidades de cada estado e município brasileiro. “Desde inundações e ondas de calor até a necessidade urgente de requalificação urbana, os desafios são evidenciados nelas, mas também são oportunidades para a construção de cidades mais resilientes e sustentáveis”, disse.
Em julho deste ano, foi formalizado o Compromisso para o Federalismo Climático no Brasil, documento que fortalece a articulação entre União, estados e municípios no combate à mudança do clima. A resolução tem origem no compromisso da COP 28, em 2023, em que o Brasil endossou a Coalizão CHAMP e reforçou a visão de trazer estados e municípios para o enfrentamento dos desafios climáticos.
Sob a responsabilidade do Ministério das Cidades, o Plano Clima Adaptação - Cidades é um exemplo de como as instituições de governo podem se preparar para lidar com o avanço do aquecimento global pensando na sociedade.
“Não tem como a gente falar de justiça climática, sem falar de justiça social e justiça urbana. A maioria do povo brasileiro e do mundo não vive embaixo de copa de árvore. Nós temos, sim, que preservar as florestas, mas também temos que cuidar das pessoas que vivem nas cidades. Levar infraestrutura, emprego, boas escolas e saúde de qualidade para elas”, avaliou o ministro Jader Filho em entrevista coletiva.
O que é o Urban 20?
O Urban 20 foi lançado em dezembro de 2017, na One Planet Summit, em Paris, na França. O U20 tem como objetivo o empoderamento dos fóruns de prefeitos e gestores locais como tomadores de decisão em questões importantes, como o enfrentamento às mudanças climáticas. Em 2024, o Grupo de Trabalho é co-presidido pelos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.
Atualmente, o grupo U20 conta com 38 cidades participantes, 10 cidades observadoras e mais de 50 instituições parceiras. O primeiro encontro aconteceu em 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Desde então, todo ano o grupo se reúne em uma sede diferente: Tóquio (Japão) 2019; Riad (Arábia Saudita) 2020; Roma\Milão (Itália) 2021; Jacarta (Indonésia) 2022; Ahmedabad (Índia) 2023; e, finalmente, Rio/São Paulo (Brasil) 2024.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br