Notícias
G20: novos planos de redução de risco de desastres
Foto: Zack Stencil/Ministério das Cidade
Belém (PA) - O Brasil deu um passo a mais no fortalecimento das políticas públicas para Redução de Riscos de Desastres com a assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério das Cidades e o UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos). O anúncio da parceria foi feito pelo ministro, Jader Filho Durante a reunião ministerial, nesta sexta-feira.
Pelo acordo, o Ministério das Cidades vai destinar cerca de R$ 63 milhões para a elaboração de 120 Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) em municípios em situação propícia à ocorrência de deslizamento, enxurrada e inundação. O UNOPS executa os projetos sob orientação e supervisão dos técnicos da Secretaria Nacional de Periferias, do MCID.
“Assim damos mais um passo em direção para a concretização do trabalho em prol dos mais vulneráveis, atuando nos locais que necessitam realmente dessa intervenção”, declarou o ministro
O projeto tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de redução de riscos e de desastres, com a adaptação das comunidades de periferias urbanas por meio do aumento de territórios periféricos atendidos pelo mapeamento de riscos e aumento de municípios detentores de instrumentos de planejamento para prevenção e redução de riscos de desastres.
UNOPS
Com foco em operações, o UNOPS ajuda a preencher a lacuna de implementação. Gerenciamos iniciativas multissetoriais, ajudamos comunidades a construir resiliência e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas e apoiamos esforços para transformar ambições climáticas em ações robustas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br