Notícias
G20: proteção da população mais vulnerável aos desastres norteia debates do Grupo de Trabalho de Redução de Riscos
Foto: Zack Stencil.
Belém (PA) - O secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, deu início às atividades da 4ª Reunião do Grupo de Trabalho para Redução de Risco de Desastres do G20, em Belém (PA). O grupo tem coordenação conjunta do Ministério das Cidades e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
A reunião técnica presencial é mais um momento para a construção da versão final da Declaração Ministerial. Na abertura, o secretário pontuou a importância de o mundo sentar-se à mesa para buscar soluções coletivas para os desastres. “Proteger vidas, comunidades e cidades de forma justa. Esse é o nosso compromisso com a população de maior vulnerabilidade. Nosso trabalho neste grupo é parte do entendimento de melhorar a vida dos mais pobres, pois a marca da desigualdade é muito marcante no Brasil”, declarou Simões.
O Ministério das Cidades, adotou seis prioridades para orientar as ações brasileiras e as contribuições dos países-membros: combater as desigualdades e reduzir as vulnerabilidades; cobertura global dos sistemas de alerta precoce; infraestruturas resilientes a catástrofes e às alterações climáticas; estratégias de Financiamento para Redução do Risco de Desastres; recuperação, reabilitação e reconstrução em caso de desastres; e soluções baseadas na natureza.
“Temos de reconhecer e a crise climática que impacta de forma severa os mais vulneráveis e isso se materializa na declaração que estamos produzindo ao longo desse ano e vamos trazer ao debate e colaboração de todos os países membros”, ressaltou o secretário.
A versão final do texto construído durante o trabalho será lida no encerramento das programações do G20 em Belém, no dia 1º de novembro, sexta-feira.
Legenda da foto: Mesa, da esquerda para a direita: MIDR Gláucia Hassler, coordenadora de Normatização na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renata Carvalho, da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais e o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff. MCID Guilherme Simões, Secretário Nacional de Periferias, embaixador Antônio da Costa e Silva chefe da Assessoria Internacional e Rodolfo Moura, diretor de Mitigação e Prevenção de Risco. Crédito: Zack Stencil.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br