Notícias
Plano de prevenção de desastres é elaborado em Bento Gonçalves (RS)
Apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos para gestores, técnicos, líderes comunitários e membros da comunidade escolar
O município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, recebeu, nesta semana, a equipe técnica da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, para implementar o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a iniciativa visa mapear e prevenir riscos em áreas vulneráveis, aumentando a segurança das comunidades expostas a desastres.
A agenda contou com a participação da assessora técnica da SNP, Daniela Buosi, e do consultor técnico Luiz Belino, além de gestores e técnicos do município, líderes comunitários e membros da comunidade escolar.
“Os planos são essenciais, não só para compreender o território e promover segurança, mas também como instrumentos norteadores para investimentos públicos e gestão do uso e ocupação do solo”, destacou Daniela. Ela ainda ressaltou a importância de envolver as comunidades locais no mapeamento e nas ações preventivas.
Planos espalhado pelo Brasil
Além de Bento Gonçalves, o Plano Municipal de Redução de Riscos já foi implantado neste ano em Paulista (PE) e Bento Gonçalves (RS). Outras sete cidades serão mapeadas: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Blumenau (SC), Rio do Sul (SC) e Santa Cruz do Sul (RS). O investimento é de R$ 7,5 milhões.
O Ministério das Cidades, por meio da SNP, já desenvolve mais de 20 planos de prevenção de desastres em 16 estados, em cooperação com universidades públicas e prefeituras municipais. A meta do Ministério das Cidades é concluir 200 até 2026.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br