Notícias
G20: Adaptação de cidades às mudanças climáticas se mostra importante para a prevenção de desastres
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Brasília (DF) - O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, conduz um dos 17 Planos Setoriais do “Plano Clima Adaptação”. A iniciativa é parte do esforço do governo federal para prevenir e lidar com os danos causados pelas mudanças climáticas e contribuir com a diminuição do aquecimento global.
O “Plano Clima Adaptação” tem relação direta com a prevenção de riscos de desastres naturais, ponto chave dos debates no grupo de trabalho G20 Redução de Riscos e Desastres, grupo internacional que estará reunido em evento nos próximos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, em Belém (PA).
O plano norteia as políticas públicas para enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Nele, são incluídas estratégias para reduzir danos, como os causados por chuvas intensas, secas, aumento do nível do mar e ondas de calor. Além disso, o documento propõe ações que aumentem a resiliência das cidades, voltadas para a melhoria da gestão e infraestrutura diante de eventos climáticos extremos.
Uma das principais características da construção do “Plano Clima Adaptação” - Setorial Cidades é a abertura para sugestões populares. Ao longo do processo, mais de 600 contribuições foram recebidas e resultaram em aprimoramento nas estratégias de resiliência, principalmente porque são oriundas da população que vive o cotidiano dos desastres.
Vale ressaltar que o Plano Clima aborda temas transversais, como a questão da justiça climática, importante para aumentar o empoderamento local, a governança inclusiva, o multiculturalismo e a equidade, por exemplo.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br