Notícias
Prevenção de desastres será debatida na reunião do G20 Brasil pelo Ministério das Cidades
Foto: Leandro Vaz
Será realizado em Belém do Pará, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, o encontro do G20 Brasil – Desastres que tem como foco mapear e prevenir desastres no país. O grupo temático é coordenado pelo Ministério das Cidades e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A Secretaria Nacional de Periferias, criada no início da atual gestão, busca prevenir eventos climáticos em periferias brasileiras, e apresentará diversas ações. Um desses programas é mapear as áreas mais vulneráveis em cerca de 200 municípios brasileiros, que contarão com um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), e até 2026 ampliar a capacidade de prevenção de riscos e a resposta a desastres em todo o Brasil.
Paulista, região Metropolitana do Recife, é a primeira cidade a implementar o projeto realizado em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). O projeto visa contratar 200 Planos Municipais de Redução de Riscos até 2026, ampliando a capacidade de prevenção de riscos e a resposta a desastres em todo o Brasil.
Segundo Rodolfo Moura, diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco, da Secretaria de Periferias, estão sendo identificadas as áreas mais suscetíveis a desastres e trabalhando para garantir que essas populações possam viver com mais segurança. “O plano em Paulista é o início de uma série de intervenções que esperamos levar a outras cidades nos próximos meses”, afirma.
Inicialmente, a iniciativa passará para outras cidades, como Teresina (PI), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Blumenau (SC), Rio do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS) e Santa Cruz do Sul (RS).
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br