Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Foto: Giordano Zani
Dando continuidade às ações do Ministério das Cidades que visam contemplar todo o estado do Rio Grande do Sul, a segunda quinzena de março contou com entrega de chaves na modalidade Compra Assistida, assinatura de início de obras e contratação de empreendimento, que ocorreram em três municípios gaúchos, fazendo parte do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução. O objetivo é transformar a realidade habitacional da região, que passou por um dos maiores desastres climáticos da história do país, em maio de 2024.
Na cidade de Canoas, foi assinada a ordem de serviço de início de obras para a construção do empreendimento Residencial Jacuí, que contabiliza 200 unidades habitacionais, contemplando 800 pessoas. Ainda em Canoas, a expectativa é que nesta semana sejam entregues mais de 80 chaves para famílias que serão beneficiadas pelo programa Compra Assistida. Elas irão residir no empreendimento Floratta.
No Vale do Taquari, na Caixa Econômica de Lajeado, 16 famílias assinaram contratos das novas casas, por meio do Compra Assistida. Desde a homologação das primeiras famílias efetivamente atingidas, no segundo semestre do passado, junto às prefeituras e que cumpriram todas as etapas estabelecidas pelo governo federal e demais entes públicos, 1.100 chaves passaram para novas mãos em todo o estado pelo programa.
Na capital Porto Alegre, dentro do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) Calamidade, foi assinada a autorização para a contratação do Residencial Maias I, na Zona Norte, com 768 novas unidades habitacionais, o que vai beneficiar mais de 3 mil pessoas. Na ocasião, a prefeitura da capital reforçou a parceria com o governo federal no aceleramento de projetos importantes para a entrega de novas moradias.
O secretário Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, celebrou a evolução das entregas de novas residências no estado. “Dentro do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução, nós temos a estratégia de curto prazo, que é o Compra Assistida. E a de médio prazo que é a construção de novas moradias. As duas estratégias andam juntas em tempo de resposta diferente. E em ambas temos bons resultados”, destacou.
O Ministério das Cidades destinou por meio do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução R$ 3,48 bilhões em créditos extraordinários que vão viabilizar para a população gaúcha mais de 24 mil unidades habitacionais, nas seguintes modalidades: 2,5 mil do Compra Assistida; 11,5 mil pelo FAR; 2 mil de unidades do Rural; 1,33 mil pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS); e 7,5 mil pelo FGTS.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br