Notícias
Ministro das Cidades participa de cerimônia de entrega de títulos de terra em Belém
Foto: AESCOM/MCid
Belém (PA) – O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em Belém na noite de sexta-feira (20) para participar da cerimônia de entrega de 321 títulos de propriedade a famílias moradoras do bairro da Condor, na periferia da capital do Pará. Na ocasião, ele reforçou o apoio do ministério à retomada das políticas públicas federais de habitação no Brasil, em especial o Minha Casa, Minha Vida.
A cerimônia ocorreu na Usina da Paz Jurunas/Condor. O evento marcou mais uma etapa da entrega de certidões de propriedade definitiva de imóveis do programa de regularização fundiária Terra da Gente, promovido pela Prefeitura de Belém em cooperação com o Governo do Pará. A presença de Jader Filho demonstrou o compromisso e o interesse do Governo Federal em fomentar a dignidade às famílias brasileiras por meio da moradia.
“O presidente Lula tem uma sensibilidade muito grande em relação a esta questão da habitação e pediu que o Ministério das Cidades pudesse focar na retomada do Minha Casa, Minha Vida e de outros projetos, como a questão da regularização fundiária nos territórios de todos os estados da nação”, pontuou o ministro.
Jader Filho adiantou que o novo governo busca se inspirar em iniciativas, como a da Prefeitura de Belém, para elaborar novos projetos que promovam mais qualidade de vida aos brasileiros. “Pretendemos levar esta ação que tem sido realizada aqui em Belém como exemplo na regularização fundiária para todas as cidades brasileiras.”
“Habitação é prioridade do presidente Lula. Quem não tem onde morar tem pressa. As pessoas que ficaram aguardando moradia nestes últimos anos, com várias obras paradas, precisam de uma casa”, ressaltou Jader Filho.
Segundo o ministro das Cidades, o lançamento oficial do novo Minha Casa, Minha Vida, que está previsto para ocorrer em 15 de fevereiro, além de proporcionar moradia digna, também vai trazer mais empregos no setor da construção civil. Ele elogiou, ainda, a iniciativa do Governo do Pará de criar as Usinas da Paz, projeto que leva infraestruturas de cidadania e lazer para regiões periféricas no estado.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, elencou a importância das parcerias entre as esferas municipal, estadual e federal para a criação de um programa nacional de regularização fundiária. “Belém, hoje, por meio do Terra da Gente, fruto de uma cooperação entre a prefeitura e o governo do estado, é a principal referência em regularização fundiária no Brasil. E temos a obrigação de sermos, pois metade da cidade pertence à União, por estar localizada em terras de marinha.”
“A presença do ministro Jader Filho, que é belenense como nós, demonstra o carinho e o olhar dele pela cidade e o reforço do pacto do Governo Federal com o crescimento de Belém”, declarou Edmilson.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2108-1201 / 9.9381-8944
E-mail: imprensa.cidades@mdr.gov.br