Notícias
Ministério das Cidades apoia Araraquara (SP) após fortes chuvas
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Araraquara (SP) – Desde o início das ocorrências de fortes chuvas no município de Araraquara, em São Paulo, o Governo Federal esteve mobilizou para prestar toda solidariedade e apoio às famílias e avaliar as necessidades de assistência e recuperação.
Neste domingo (8), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros das Cidades, Jader Filho, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Trabalho, Luiz Marinho, e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva estiveram na cidade. O prefeito da cidade, Edinho Silva, acompanhou a visita.
“Eu vim para prestar solidariedade ao povo de Araraquara e, sobretudo, às vítimas das fortes chuvas. Viemos discutir com o Edinho e saber o quanto vai custar a reposição das coisas que foram destruídas aqui na cidade”, afirmou o presidente Lula.
Os ministérios das Cidades e da Integração e do Desenvolvimento Regional estão atuando na agilidade para liberação de recursos de atendimento à população e recuperação de áreas afetadas pelos temporais em Araraquara e outras cidades atingidas no interior de São Paulo.
O ministro Jader Filho destacou que a gestão passada destinou ao Ministério do Desenvolvimento Regional apenas R$ 25 mil para ações preventivas na área de proteção e defesa civil em 2023, mas que os recursos foram recompostos pela PEC aprovada no Congresso Nacional. “Houve um acréscimo de recursos e com isso conseguiremos dar apoio a Araraquara e a outras cidades em necessidade”, afirmou.
Waldez Góes informou que as cidades já podem entrar com os pedidos de recursos para recuperação das áreas atingidas, já que os reconhecimentos de situação de emergência já foram publicados. “Estamos monitorando essa situação desde o início do governo, já estivemos aqui na quinta-feira e colocamos os dois ministérios à disposição”, disse o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Apoio Federal
As primeiras ocorrências foram registradas no dia 28 de dezembro. Em seis horas, caíram 160 milímetros de chuvas, o que se configura no maior volume para o dia, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacional (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Em todo mês de dezembro, foram registrados 515 milímetros de chuvas, o que configura mais que o dobro da média histórica para o mês. A cidade está em alerta máximo. Na última quinta (5), os ministros Jader Filho e Waldez Góes visitaram em Araraquara para uma primeira avaliação dos danos causados pelas fortes chuvas.
*Com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2108-1201 / 9.9381-8944
E-mail: imprensa.cidades@mdr.gov.br