O G20, ou Grupo dos 20, é um fórum internacional composto por 19 países e dois órgãos regionais, que representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.
O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. A presidência do Brasil no G20 representa um momento histórico e emblemático na retomada do protagonismo do país no cenário internacional. Durante este período, estão sendo discutidos assuntos prioritários do atual governo brasileiro, incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.
O Ministério das Cidades, em conjunto com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, coordena o Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres, que aborda questões críticas relacionadas à gestão de crises e catástrofes em escala global. Desempenha papel crucial na promoção da resiliência, prevenção e mitigação de riscos nos países membros.
E nos próximos dias, o GT vai realizar reuniões presenciais para deliberar diversos assuntos globais e debater com a sociedade sobre desastres e mudanças do clima.
O evento será realizado em Belém do Pará, nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.
Notícias do G20
No G20 Social, Ministério das Cidades reafirma compromisso com desenvolvimento regional
Fórum internacional foi realizado entre os dias 14 e 16 de novembro
Ministério das Cidades anuncia Novo PAC Seleções de Resíduos Sólidos no G20 Social
Moradores de 442 municípios serão beneficiados com a medida, anunciou o ministro Jader Filho
Secretaria Nacional de Periferias e BNDES abrem diálogo com entidades no G20 Social
Oficina Territórios Periféricos reconhece o protagonismo e a importância da participação das comunidades na construção de políticas públicas