Habitação
Índice
- Apoio à Melhoria Habitacional
- Apoio à Regularização Fundiária de Áreas Urbanas
- Apoio à Provisão Habitacional de Interesse Social
Apoio à Melhoria Habitacional
Valor de referência
O valor máximo para as famílias beneficiadas com melhoria habitacional é de R$ 28,8 mil, variável conforme a UF e as características de porte e inserção regional do município.
Benefícios esperados
Promover adequação das condições de habitabilidade e salubridade das moradias de famílias de baixa renda, permitindo a manutenção das famílias em seu local original de residência, preservando soluções de acesso ao mercado de trabalho e a oportunidades urbanas, além de ser uma forma eficiente de atuação por aproveitar investimentos já realizados pelas famílias em suas moradias.
Objetos financiáveis
Ações que objetivam solucionar problemas de insalubridade e insegurança, tais como a ausência de banheiro, telhado inadequado, quantidade insuficiente de cômodos, instalações elétricas ou hidráulicas incompletas ou precárias, ausência de piso, reboco e acabamentos em geral, entre outros.
Quem pode pleitear
Estados, Distrito Federal e municípios
Forma de execução
Contrato de repasse
Pré-requisitos
Atendimento à população residente em áreas ocupadas, há mais de cinco anos, por pelo menos 60% das famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, que não tenham situação de conflito fundiário ou constituam área de preservação ambiental ou de risco, afetada por legislação que proíba a utilização para fins habitacionais ou sejam áreas sinistradas por calamidade pública.
EXECUTOR | FUNCIONAL PROGRAMÁTICA |
Secretaria Nacional de Habitação/Caixa/Outros |
Funcional programática: 10.53906.16.482.2220.8875 -Moradia Digna Pré-Requisitos As intervenções deverão atender um mínimo de 100 (cem) famílias e, no máximo, 700 (setecentas) famílias, sendo que todas deverão ser contempladas com ações de regularização fundiária e, no mínimo 20 e no máximo 20%, com melhorias habitacionais. As poligonais de intervenção não poderão configurar área de risco e deverão ser passíveis de regularização. |
Apoio à Regularização Fundiária de Áreas Urbanas
Valor de referência
O valor da emenda deve, somado à contrapartida estabelecida na LDO, cobrir os custos necessários à execução da regularização fundiária.
Benefícios esperados
A Regularização Fundiária Urbana abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam a formalização de núcleos urbanos informais e a constituição de direito real em favor de seus ocupantes, garantindo segurança jurídica na posse das famílias ocupantes do núcleo.
Objetos financiáveis
Trabalho social; cartografia básica; atos normativos ou administrativos; cadastro físico; cadastro social; estudo técnico–ambiental; estudo técnico de áreas de risco; registro da Reurb; regularização administrativa; e projetos de obras e serviços de infraestrutura essencial.
Quem pode pleitear
Estados, Distrito Federal e municípios
Forma de execução
Contrato de Repasse, Termo de Execução Descentralizada (TED)
Pré-requisitos:
Núcleos urbanos informais ocupados por população de baixa renda.
EXECUTOR | FUNCIONAL PROGRAMÁTICA |
Secretaria Nacional de Habitação/Caixa/Outros |
10.53101.15.127.2220.8866 - Moradia Digna |
Apoio à Provisão Habitacional de Interesse Social
Valor de referência
A emenda deverá financiar 100% do valor do repasse. O valor máximo admitido é de R$ 96 mil por família, variável conforme a UF e as características de porte e inserção regional do município.
Benefícios esperados
Promover ações integradas e articuladas que resultem no acesso à habitação digna, regular e dotada de serviços públicos, destinada à população de baixa renda, em localidades urbanas e rurais.
Objetos financiáveis
Elaboração de projetos técnicos; aquisição de terreno; regularização fundiária; aquisição ou edificação de unidade habitacional; melhorias de unidades habitacionais; implantação de solução de abastecimento de água; pavimentação e obras viárias; ligações domiciliares de energia elétrica e iluminação pública; implantação de solução de esgotamento sanitário e drenagem pluvial; proteção, contenção e estabilização do solo; recuperação de área degradada; aquisição, reforma ou edificação de equipamentos públicos; aquisição, instalação, construção ou adequação de dispositivos para guarda de equipamentos e acondicionamento de resíduos sólidos; realização do conjunto de estratégias, processos e ações de trabalho social.
Quem pode pleitear
Estados, Distrito Federal e municípios
Forma de execução
Contrato de repasse
Pré-requisito
Famílias com renda mensal de até dois salários mínimos
EXECUTOR | FUNCIONAL PROGRAMÁTICA |
Secretaria Nacional de Habitação/Caixa/Outros |
10.53906.16.482.2220.10SJ |