Parceiros
Ministério das Cidades:
Coordenação política e execução do projeto por parte do Brasil
O Ministério das Cidades (MCid) integra a cúpula administrativa do projeto. É diretamente subordinado à Presidência da República, auxiliando no exercício do Poder Executivo. O Ministério apoia os municípios por meio de medidas estruturais para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e apoia atividades de desenvolvimento de capacidades relacionadas ao tema. O MCid coordena o projeto por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA).
Acesse mais informações sobre a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental
Ministério do Meio Ambiente:
Coordenação política e execução do projeto por parte do Brasil
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) integra a cúpula administrativa do projeto. É um órgão integrante da estrutura da administração pública federal direta. O Ministério é responsável direto por coordenar a implementação de políticas relevantes para o projeto, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Mudanças Climáticas. O MMA apoia a execução do projeto por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental(SQA).
Para mais informações sobre a Secretaria SQA e o MMA, acesse o site oficial do Ministério.
Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH:
Coordenação técnica e execução do projeto por parte da Alemanha
A GIZ tem mais de 50 anos de experiência nas mais diversas áreas, incluindo desenvolvimento econômico e emprego, energia e meio ambiente, e a promoção da paz e da segurança.
Como provedores de serviços de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável e trabalhos educacionais internacionais, estamos comprometidos com a construção de um futuro digno em todo o mundo.
No âmbito do projeto, A GIZ coordena a execução por parte da cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações sobre a GIZ, suas demais áreas de atuação e projetos, acesse o site oficial.
Universidade Técnica de Braunschweig:
Implementadora técnica da área acadêmica
Fundada em 1745, a Universidade Técnica de Braunschweig (TU Braunschweig) é um dos primeiros centros tecnológicos da Alemanha assumindo, tanto na Alemanha quanto no Brasil, um papel de protagonista no desenvolvimento de políticas públicas que evidenciem a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos. Atuando desde 1998 no Brasil, elaborou inúmeros estudos e promoveu projetos de consultoria e capacitação para agentes públicos e privados, tendo como eixo orientador a valorização dos resíduos. No âmbito do projeto, a TUBS assumirá o papel de parceiro de implementação da cooperação acadêmica que visa integrar o conhecimento prático do setor de resíduos com o setor de educação.
Para mais informações sobre a TUBS, acesse o site oficial da universidade.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC):
Parceiro estratégico
Existem parceiros estratégicos importantes do projeto, como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica e de Incentivo à Inovação e pelo Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), incluindo o setor de Resíduos Sólidos Urbanos. O MCTIC apoia a execução do projeto por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), a qual coordena a área de Empreendedorismo e Inovação incluindo Saneamento, e por meio da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE) , responsável pela área de Mudanças do Clima.
Para mais informações sobre a SEMPI, SEFAE e o MCTIC, acesse o site oficial do Ministério.