Notícias
Paris 2024
Em preparação para os 500 dias dos Jogos, secretária Marta Sobral visita projeto social de judô
Fotos: Divulgação
A secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Marta Sobral, realizou uma visita, nesta quarta-feira (08.02), ao projeto esportivo da Associação Judô Galdino, na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. A iniciativa faz parte do trabalho de preparação do evento comemorativo de contagem regressiva para os 500 dias da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que será celebrada no próximo mês de março pela embaixada da França no Brasil.
Com o objetivo de organizar uma ação que promova a inclusão social por meio do esporte e, ao mesmo tempo, entrar no clima dos Jogos Paris 2024, o ex-judoca francês, medalhista olímpico e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Éric Monnin, estará na capital federal em março para visitar o projeto social que atende cerca de 200 famílias em três polos.
"A coisa que eu mais adoro na minha vida é projeto social. Desde a primeira fala do presidente Lula, ele disse para levar o esporte onde o povo está. Não adianta ficar sentada dentro do escritório, com ar condicionado geladinho. Não é ali que está o trabalho. O trabalho está aqui na periferia", destacou Marta Sobral.
Em março, a ideia é que os alunos do projeto social pratiquem a modalidade e tenham contato direto com o medalhista olímpico francês. A Associação garante acesso ao esporte a crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, a autistas e também às com síndrome de Down. O projeto começou as atividades em 2017.
"Eu sempre tive vontade de repassar o ensinamento da arte marcial desde quando passei para faixa marrom. Eu, na função de policial militar, via muitas crianças na rua, ociosas, sem acesso ao esporte. Foi aí que resolvi montar um projeto social justamente para atender essas crianças durante o horário inverso da escola", explicou o professor Edvaldo Galdino.
"Aqui vemos uma integração esporte com sala de aula, porque um complementa o outro. Se você praticar o esporte, com certeza, você será uma pessoa melhor e vai se comunicar mais. Você vai interagir mais com as outras pessoas e será uma pessoa muito melhor porque o esporte transforma", finalizou Marta Sobral. A visita contou também com a presença do diretor técnico da Federação Metropolitana de Judô (Femeju), Mitermayer Martins.
A ação tem também como objetivo disseminar o movimento olímpico e a integração ao sistema educacional do esporte como direito de todos. Assim, os valores olímpicos contribuem para o desenvolvimento humano, social, educativo e na melhoria da qualidade de vida das crianças e dos jovens.
Assessoria de Comunicação - ME