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Etapa de Priorização dos Desafios
Confira como foi a Avaliação e Simplificação dos Serviços Públicos
Publicado em
08/04/2016 14h44
Atualizado em
21/07/2020 15h10
Data: 07/04/2016
Local: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Brasília-DF
Composição do Grupo
- Ministério da Justiça / Secretaria de Defesa do Consumidor - Daniele Cardoso e Luana Barros
- Controladoria-Geral da União / Ouvidoria-Geral da União - Débora Queiroz
- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Elise Gonçalves, Everson Lopes de Aguiar, Ricardo de Lima, Wagner Araújo, Mauricio Marinho
- PROTESTE - Flávia Lefevre
- SEBRAE - Gilberto Socoloski Júnior
- ANATEL - Lila Ganzer
Convidados e ausentes:
- Reclame Aqui
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégias (UNB)
- Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC)
- MariaLab
Painel: Análise de Cenário
COMUNICAÇÃO COM CIDADÂO SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS
- Pouca transparência na prestação dos serviços
- Há disponibilização de informações em formato aberto e cadastrado no dados.gov.br (PROCONS)
- Disponibilização da base de dados do Portal consumidor.gov.br
- Mas ainda há carência de informações e formas de forneciento de informações para cidadão
- Assimetria de informações
- Há um “déficit”de informações sobre os serviços públicos, inclusive o quanto eles custam
- Falta de informações
- Baixa disponibilização de informações sobre serviços públics
- Pouca informação = pouco envolvimento do cidadão
- Falta de informacão e mecanismos para cidadãos poderem cumprir com seus deveres
- Déficit na disponibilizacão de informações
- Catálogo único de serviços federais
PARTICIPAÇÃO
- Governo proporciona “sensação de participação social” e pouo absorve o que vem da sociedade
- Participação social pouco efetiva
- Participação social
- Baixo acesso aos meios digitais (pela população)
- Aumentar divulgação dos produtos e ferramentas de serviços e avaliação dos mesmos
- Cultura de Participação meramente consultiva no governo
- Facilitar a obtenção de informações financeiras para capacitar os cidadãos para o controle scial
- Disponível plataformas de reclamações do consumidor ( consumidor.gov.br )
- Participação social ainda num estágio mais de opinião do que colaboração
AVALIAÇÃO
- Política pública de defesa do consumidor a partir das reclamações recebidas (sindec e consumidor.gov.br )
- Poucos mecanismos para trabalhar os dados das avaliações recebidas
- Serviço público pouco focado nas necessidades do cidadão em seu território o que dificuta colaboração e avaliação
- Mesmo quando há documentação do serviço , há reclamações a respeito da qualidade do serviço
- Poucos mecanismos para colher a colaboração do cidadão (app`s e sites específicos)
- Dificuldade em processar as informações oriundas de interações com a sociedade
- Complexidade da burocracia dificulta avaliação dos serviços públicos
- Dificuldade de acompanhamento do serviço público
INFRAESTRUTURA
- Pouca infraestrutura
- Recursos escassos para investimentos novos em tecnologia, apesar da necessidade
- Déficit de infraestrutura para comunicação de dados
- Implementação tecnológica
- Problemas de conectividade e de inclusão digital para acesso a serviços
CULTURA DO
SERVIÇO
PÚBLICO
- Governo não se reconhece como prestador de serviço
- Falta empatia com o cliente. “ Serviço fora do ar”
- Há hierarquia e individualismo
- Há excesso de regras
- Há particulariso
- Há mecanicismo
- Baixa maturidade na cultura de se pensar no consumir/cliente/cidadão
- Cultura interna resistente a mudanças
- Procupação com melhoria da prestação de serviços
PROCESSO DE GESTÃO
- Má distribuição das tarefas nos processos de trabalho
- Necessidade de ampliar oferta de serviços digitais
- Pode haver divergências entre o que o cidadão precisa e o que os órgãos acham que o cidadão precsa
- Dificuldade de monitoramento dos serviços públicos
- Inventariar os serviços públicos ofertados
- Necessidade de articulação do governo com prestadores de serviços de banda larga para garantir acesso aos serviços públicos
- Dificuldades na interação entre governo e sociedade para melhoria da prestação e da evolução dos serviços públicos
Painel: Construção de Cenário Desejado
O que existirá no cenário desejado? O que teremos acesso? Como estarão, na prática, os princípios da OGP? Como estarão os atores envolvidos?
PARTICIPAÇÃO
- Usuário menos reativo e mais proativo (aumento de participação)
- Usuário de serviço público mais satisfeito
- Cidadão mais consciente e participativo
- Todo serviço público para cada cidadão em seu território: possibilidade de colaborar e avaliar
- O que vem da participação social é efetivamente aproveitado para melhoria dos serviços públicos
COMUNICAÇÃO E AVALIAÇÃO
- Todos os serviços bem comunicados e com um ranking de qualidade
- Acesso amplo à informação relativa a gestão de recursos públicos
AUTOMAÇÃO DE
SERVIÇOS
- Foco nas necessidades do cidadão em todo mecanismo de colaboração e avaliação dos serviços públicos
- Maior participação do usuário por meio da tecnologia
- Serviços publicos simples, inovadores, colaborativos e digitais
- Gverno pré-processar e entregar parte dos serviços antes da demanda do cidadão
- Serviços públicos digitais
- Automação de serviços para dar mais celeridade e desonerar os canais de prestação presenciais
CULTURA DO
SERVIÇO
PÚBLICO
- O serviço público deixou de ser político
- O servidor se sente cidadão
- Governo e cada servidor público se reconhecem e agem como prestadores de serviço ao cidadão, onde ele vive
- Descontinuação de serviços desnecessáros (ex: declaração de isento para imposto de renda)
- Menos obrigações/burocracia sobre o cidadão em comprovações para acesso a serviços
INFRAESTRUTURA
- Mais pessoas conectadas
PROCESSO DE GESTÃO
- Diferentes órgãos conversam entre si
- Acesso aos serviços públicos sem custo
Painel: Identificação de Bloqueios / Dificuldades
Quais são os bloqueios que dificultam a transformação do cenário atual para o desejado?
PROCESSO DE GESTÃO FOCADO NO CIDADÃO
- Baixa responsividade dos órgãos
- Escessez de instrumentos de monitoramento de resultados nos serviços públicos
- Dificuldade de traduzir as reclamações em ações concretas e efetivas
- Incapacidade/indisposição de melhorar os serviços a partir do que vem da participação social
- Falta de capacitação do servidor em relação às políticas públicas
INFRAESTRUTURA
- Infraestrutura tecnológica inadequada / insuficiente
TRANSPARÊNCIA
- Falta de transparência, dificuldade de os órgãos disponibilizarem informações
COMUNICAÇÃO
- Falta de articulação / counicação entre o governo e entidades da sociedade civil
- Falta de articulação / comunicação / informação entre os entes prestadores de serviços
- Fragmentação de canais de interação com a sociedade
AVALIAÇÃO
- Ausência de mecanismos eficientes de identificação das necessidades do cidadão em seu território
- Pactuação com sociedade civil dos critérios de avaliação de serviços públicos
NORMAS
- Dificuldade na gestão de recursos de TI (contratação e gerenciamento)
- Excesso e rigidez das regras
- Normas que impedem a integração entre órgãos para compartilhamento de dados
Identificação dos Desafios
- Aumentar a responsividade na prestação de serviços públicos com articulação dos órgãos e colaboração da sociedade civil, em especial usuários (desafio priorizado)
- Aumentar responsividade na prestação de serviços públicos por meio da articulação entre atores da sociedade civil
- Articular a integração de comunicação / informação entre diversos atores