RELATÓRIO DE STATUS DE EXECUÇÃO DE COMPROMISSO RESUMO DO COMPROMISSO DATA DO RELATÓRIO COMPROMISSO PREPARADO POR 18 de agosto de 2017 Estabelecer novo modelo de avaliação, aquisição, fomento e distribuição de recursos Educacionais Digitais – RED – no contexto da cultura Digital. Marlucia Delfino Amaral ÓRGÃO RESPONSÁVEL E ENTIDADES PARTICIPANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CIEB / INEP/ CAPES/ FNDE / SME-Fortaleza / EDUCADIGITAL / INSTITUTO NATURA MARCOS EXECUTADOS 1- Mobilização nacional por meio de encontros regionais para criar uma rede formada por pesquisadores, gestores, professores e empreendedores para gerar proposições de parâmetros de avaliação, processo de curadoria descentralizada; 2- Formação em Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos para servidores do MEC, constituição de CT para estudo de REA objetivando a implementação com política pública. 3- Elaborar preposição de parâmetros de avaliação e curadoria, que serão utilizados no processo de avaliação de conteúdos digitais. RESUMO DO STATUS / AVALIAÇÃO DA QUALIDADE Por meio do CIEB houve uma mobilização de pesquisadores, gestores, professores e empreendedores para formação da Rede. Dia 16/4, no MEC, aconteceu uma reunião com representantes dessa rede. Foi apresentada pela UFRGS um de sistema de avaliação, porém não houve consenso sobre o modelo apresentado. No mesmo dia 16/04 o MEC apresentou a versão beta do Plataforma Integrado de Recursos Educacionais Digitais, trata-se de uma plataforma colaborativa que tem como objetivo disponibilizar os REDs, será um repositório e referatório voltado para escola de educação básica. Essa Plataforma Integrado atenderá ao compromisso na avaliação e disponibilização de recursos educacionais digitais. A mesma está em desenvolvimento pela UFSC e UFPR. Dia 04 e 05 de julho no MEC, tivemos um workshop com especialistas de universidades públicas e privadas, para definir critérios de avaliação e curadoria de recursos digitais. Criamos um GT (grupo de trabalho) de especialistas em tecnologia educacional para elaborar proposições de parâmetros de avaliação e curadoria. O grupo elaborou uma matriz de curadoria. Essa curadoria será descentralizada e contara com especialistas da área e professores da rede da educação básica. Os avaliadores farão parte do banco de dados do programa PNLD (livro didático). Por meio do CIEB estamos recebendo apoio da EducaDigital para Construção/adequação dos termos de uso contemplando os diferentes tipos de recursos (abertos, gratuitos). Criamos um GT de estudo sobre REA (recursos Educacionais Aberto) o grupo é composto por servidores do MEC, FNDE, Capes e Unesco e apoio do Instituo EducaDigital. O objetivo é pensar em uma Política Pública de Recursos Educacionais Aberto. Também criamos um fórum de discussão na Plataforma E-Proinfo, trata-se de uma plataforma de educação a distância do Ministério da educação. VISÃO GERAL DO MARCO / PRAZOS ENTREGAS % CONCLUSÃO DATA DE CONCLUSÃO RESPONSÁVEL OBSERVAÇÕES Mobilização nacional 100% 31 de março de 2017 MEC / CIEB Concluir a formação da rede 50% 30 de julho de 2017 MEC Executamos apenas 50% do marco. Elaborar preposição de parâmetros de avaliação e curadoria 100% 31 de agosto de 2017 Grupo de Trabalho constituído Falta definir e constituir a rede de avaliadores Formação em Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, para servidores MEC 100% 16 de maio de 2017 MEC / EducaDigital Marco incluído por decisão dos participantes do compromisso Plataforma de avaliação e disponibilização de um conjunto de recursos educacionais digitais plurais e diversos, dando prioridade aos que permitem uso e reuso e/ou adaptação. 30% 30 de setembro de 2017 Conclusão da I fase MEC / CIEB /UFPR / UFSC e parceiros A Plataforma Integrada esta divindade em 3 fases. A conclusão da III fase está prevista para dezembro de 2018. Apresentar proposta de um novo modelo de aquisição para consulta publica 0% Julho de 2018 Conclusão da III fase Na III Fase da Plataforma Integrada, está previsto um sistema para recepção e distribuição de conteúdos. O sistema fará a distribuição para a avaliação descentralizada. RISCOS E PROBLEMAS / SOLUÇÕES A SEREM TOMADAS PROBLEMA CAUSA SOLUÇÃO 1. O custo da fase II e Fase III da Plataforma Integrada de recursos Educacionais Digitais. 2. Definir e custear o novo modelo de avaliação descentralizada (pagamento pessoal). Quando se tratar de avaliação de recurso educacionais mais elaborados ou de proprietários. No momento não temos como pagar avaliadores com perfil mais especializado. Estamos negociando um TED (transferência de recurso), no valor de quatro milhões, para a UFPR e UFSC para continuação do desenvolvimento da plataforma. Estamos avaliando a possibilidade de custeio dos avaliadores por meio do programa PNLD (livro didático), o programa já conta com um banco de avaliadores. CONCLUSÕES/RECOMENDAÇÕES/OBSERVAÇÕES/ NECESSIDADE DE REPLANEJAMENTO Observações: Com a definição dos critérios de avaliação definir critérios de avaliação e curadoria de recursos digitais. Será necessário a construção de um sistema para recepção e distribuição de conteúdos educacionais digitais. No novo PTA (Plano de Trabalho), que estamos construindo com as UFPR e UFSC, solicitamos o desenvolvimento desse ambiente que ficará na Plataforma Integrada e terá uma inteligência capaz de receber e distribuir os conteúdos para a avaliação descentralizada. Página3 Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União Parceria para Governo Aberto – Open Government Partnership - OGP