Transparência do Processo Legislativo - 1ª oficina de cocriação
DADOS GERAIS
Transparência do Processo Legislativo - Tema priorizado pelo Governo
Descrição: Aprimorar a transparência do processo legislativo por meio do aperfeiçoamento da apresentação das informações de tramitação de proposições para possibilitar um melhor acompanhamento das matérias e maior participação dos cidadãos e entidades da sociedade civil
PRIMEIRA OFICINA DE COCRIAÇÃO
Na primeira etapa das oficinas de cocriação, os especialistas do governo e da sociedade civil escolhem em conjunto três desafios a serem enfrentados. Após essa definição, foi aberta consulta para priorização do desafio considerado mais relevante pela sociedade, entre os dias 08/08 até 12 horas do dia 17/08.
Desafio priorizado pela sociedade: Potencializar a participação dos diversos segmentos sociais envolvidos no processo legislativo
Confira como foi a primeira etapa da oficina de cocriação sobre Transparência do Processo Legislativo:
Data: 07/08/2018
Participantes:
- Senado Federal: Marcio Tancredi, Otto Luiz Vilela do Nascimento, Fabrisia Almeida Garcia, Ana Luiza Gomes Machado, Gabriela A. Borges e Lauro Cesar Araujo
- Câmara dos Deputados: Andrea Perna, Bruno Campelo Lopes dos Santos, Lívia Santana, Ricardo Lopes Vilarins, Sergio Falcão, Vanderlei Batista dos Santos e Walternor Brandão
- Câmara de Piracicaba: Fábio Bragança
- Assembleia Legislativa de Minas Gerais: Alaor Marques
- Câmara Distrital do DF (LabHInova): Larissa Barros
- IBCCrim: Gabriel Elias
- Pulso Público: Marcelo Issa
No primeiro momento, os convidados fizeram uma análise do cenário atual relacionado ao tema. A partir daí foi construído o cenário desejado. Posteriormente foi feita a identificação dos bloqueios que dificultam a transformação do cenário atual para o desejado. Por fim, foram selecionados três desafios, dos quais a sociedade poderá priorizar um que será enfrentado por meio de um compromisso que será definido na segunda oficina de cocriação.
Veja o resultado:
CENÁRIO ATUAL |
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Falta de transparência do banco de autoridades para contribuição da sociedade nas Audiências Públicas |
Indisponibilidade do texto consolidado em cada fase do processo legislativo |
Não há “quadro comparativo” das alterações ocorridas durante o processo legislativo para todas as proposições |
Falta clareza de critérios para inclusão de documentos para discussão nas comissões |
Numeração diferente das proposições nas duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) |
Ausência de um processo formal para apresentação / inclusão de notas / documentos /contribuições da sociedade no processo legislativo |
Não há devolutiva ao cidadão da inclusão em pauta do que foi protocolado em comissão |
Dificuldade de acesso de informações do processo legislativo |
Dificuldade de entendimento da linguagem técnica utilizada nos Portais |
Não existe visualização gráfica da tramitação já percorrida |
Não há glossário padronizado dos termos legislativo |
Dificuldade da divulgação das informações relativas à elaboração legislativa de órgãos externos |
Formatos de textos inadequados desde a origem para a leitura de máquina |
Não existe visualização temática das matérias com foco no público |
Ausência de validação digital de assinaturas para projetos de iniciativa popular |
Falta de transparência dos parlamentares na interlocução com grupos de interesses |
Dificuldade de identificação das matérias na tramitação entre as casas |
As categorias de indexação de palavras-chave são voltadas para o próprio legislativo, dificultando o entendimento da sociedade |
Não existe visualização dos caminhos possíveis da tramitação das proposições legislativas |
Falta apresentação de um “caminho previsto” de tramitação das proposições, votada aos cidadãos |
Ausência de padronização da terminologia do processo legislativo |
Ausência de transmissão online das reuniões do colégio de líderes |
Ausência de mecanismos aberto e permanente para recebimento e arquivamento de contribuições da sociedade sobre proposições em tramitação |
Existência de informações completas sobre os processos legislativos (+) |
Existe uma única forma de apresentação das informações do processo legislativo (predominantemente) |
E-cidadania não é bem integrado com o sistema de buscas da Câmara e do Senado |
Falta revisão articulada de proposição original |
Não há numeração única de todas as proposições que tramitam na Câmara e senado |
Ausência de forma automatizada para acompanhamento da sociedade da agenda / proposições |
Dificuldade de visualização gráfica da contagem de prazos das proposições |
CENÁRIO DESEJADO |
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Numeração única das proposições no parlamento implementada |
Numeração única de todas as proposições legislativas implementada |
Tramitação de matérias em uma visão orientada ao cidadão com informação do caminho previsto |
Agenda semanal de projetos pautados acompanhados pelos usuários sistematizada |
Visibilidade / rastreabilidade da participação da sociedade no processo legislativo implementada |
Transmissão online do colégio de líderes implementado |
Glossário padronizado de termos de termos legislativos criado |
Terminologia e temas do processo legislativo no Brasil sistematizados |
Cadastro de termos de busca para atualização sobre novos projetos disponibilizado |
Integração da informação sobre o processo legislativo federal / nacional implementada (Senado Federal e Câmara dos Deputados) |
Dados abertos integrados entre as casas legislativas |
Apresentação de contribuições (Notas Técnicas) por parte da sociedade civil pública, transparente e simplificada |
Sistemática de mapeamento/segmentação de públicos implementada |
Mecanismo de avaliação de experiência de usuário nos portais que permita identificar perfil e objetivos necessários dos diferentes públicos (avaliação) |
Visualização gráfica da tramitação da proposição (passada e esperada) |
“Linha do tempo” da tramitação de proposições legislativas disponibilizada |
Acompanhamento do andamento das votações plenárias possibilitado |
Mecanismos amigável para contagem de prazos das proposições implementados |
Textos estruturados em formato legível por máquina |
Canais de comunicação e participação social modernizados/otimizados |
Critérios objetivos para acesso às dependências do parlamento publicados e orientados ao aumento da participação |
Apresentação da proposição original em formato estruturado |
Texto consolidado e quadro comparativo em cada fase do processo legislativo disponibilizados |
Sistemática de estruturação da informação segundo segmentos de público implantada |
Mecanismo de participação interativa (chatbot) dos portais implementado |
Apelido da Lei referenciado para todas as proposições |
Verificação digital das assinaturas para projetos de lei de iniciativa popular |
BLOQUEIOS |
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Dificuldade em atender à diversidade de público potencial demandantes de informações sobre o processo legislativo |
Falta de obrigatoriedade de uso de uma ferramenta para produção de texto legislativo legíveis e apropriáveis máquina |
Comunicação inadequada sobre o processo legislativo e seus mecanismos de participação social |
Falta de incentivos para aumento de transparência e abertura do processo legislativo por parte dos stakeholders envolvidos |
Existência de culturas e procedimentos “sedimentados” por parte do Senado Federal e Câmara dos Deputados em relação ao processo legislativo |
Estágio inicial de integração das ações relativas ao processo legislativo entre as casas |
DESAFIOS |
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Potencializar a participação dos diversos segmentos sociais envolvidos no processo legislativo |
Modernizar as formas de comunicação sobre o processo legislativo |
Aprimorar a integração e sistematização das informações legislativas entre Câmara dos Deputados e Senado Federal |
RESULTADO DA PRIORIZAÇÃO DOS DESAFIOS | VOTOS |
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Potencializar a participação dos diversos segmentos sociais envolvidos no processo legislativo | 32 |
Modernizar as formas de comunicação sobre o processo legislativo | 21 |
Aprimorar a integração e sistematização das informações legislativas entre Câmara dos Deputados e Senado Federal |
20 |
Veja as fotos dos painéis:
Veja as fotos da oficina:
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