Conselho de Usuários de Serviços Públicos
Com o objetivo de apoiar as ouvidorias públicas federais, estaduais e municipais a engajar os cidadãos a propor melhorias para os serviços oferecidos pelo poder público, a Controladoria-Geral da União (CGU) criou peças de comunicação que podem ser usadas para divulgar e estimular a participação no Conselho de Usuários de Serviços Públicos.
Por meio do Conselho, qualquer pessoa pode se inscrever e tornar-se conselheira, sugerir propostas de aperfeiçoamento e propor soluções para o melhor atendimento às necessidades da população, além de produzir e responder enquetes sobre os serviços públicos.
Leia mais sobre o Conselho de Usuários de Serviços Públicos.
As peças criadas pela CGU podem ser usadas como cartazes, e-mails marketing e cards para redes sociais ou aplicativos de troca de mensagens pelo celular. O objetivo é disseminar a iniciativa e estimular, assim, as pessoas a se voluntariarem para auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos públicos.
O material foi criado com exemplos de serviços prestados pela CGU. No entanto, as peças estão disponíveis em formato aberto para que possam ser adaptadas para a realidade dos serviços de cada órgão. A orientação para o uso é que as peças tenham assinatura conjunta da instituição interessada em disseminar a campanha em parceria com a Controladoria. Para isso, deve ser observado o Manual de Aplicação da Marca do Governo (página 16). Em caso de dúvida, basta procurar a Assessoria de Comunicação da CGU pelo telefone (61) 2020-6740 ou pelo e-mail imprensacgu@cgu.gov.br.