Casoteca de Ouvidorias Públicas
A Casoteca de Ouvidoras Públicas é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral da União (OGU) que expõe estudos de caso com o objetivo de fortalecer a gestão organizacional e apoiar a capacitação e o compartilhamento de conhecimento organizacional no âmbito das ouvidorias da Administração Pública Federal, além de valorizar a experiência das ouvidorias no tratamento de reclamações, denúncias, informações, elogios e sugestões encaminhados pelos cidadãos.
O objetivo da casoteca, lançada em 30 de janeiro de 2012, é estimular profissionais a transmitir seus conhecimentos para servir de experiência a outros que buscam em suas histórias uma forma de enfrentar problemas e desafios.
A Casoteca é resultado de bem-sucedida parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que incentivou a elaboração de estudos de caso por meio de capacitação de servidores e funcionários de ouvidorias com as ouvidorias da Administração Pública Federal, que forneceram material para o acervo. Essa metodologia, desenvolvida pelo consultor canadense Andrew Graham, encontra-se disponível na Casoteca de Gestão Pública.
A divulgação desse trabalho pode ser vista como parte do processo de elaboração dos próprios estudos de caso, razão pela qual a OGU encoraja as ouvidorias a utilizarem os estudos disponíveis na Casoteca em futuras capacitações e treinamentos, bem como a indicarem oportunidades de aperfeiçoamento dos mesmos. O conjunto de estudos de caso constituirá uma Casoteca a partir da contribuição das ouvidorias, destinatárias da iniciativa. Os estudos publicados na Casoteca de Ouvidorias Públicas serão revisados pela Enap para publicação posterior na Casoteca de Gestão Pública.
A fim de estimular a participação, a OGU convida as ouvidorias da Administração Pública Federal a disponibilizarem material para a publicação. Novos estudos de caso são bem-vindos e podem ser encaminhados pelo e-mail cguouvidor@cgu.gov.br.
Conheça os casos:
Caso
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Autor |
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A Travessia de Balsa entre Ilha Formosa e Santo Expedito ou Entre “Direitos de Uns” e “Deveres de Quem”? | Ouvidoria-Geral da União |
Como Responder a uma Questão Fora dos Cânones | Raimundo Tadeu Corrêa (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) |
Estudo de Caso da Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial | Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior (Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial) |
Estudo de Caso da Ouvidoria Nacional da Mulher | Ana Paula Schwelm Gonçalves (Secretaria de Políticas para as Mulheres) |
Estudo de Caso da Universidade Federal de Tocantins | Zezuca Pereira da Silva (Universidade Federal de Tocantins) |
Estudo de Caso do Hospital das Clínicas de Porto Alegre | Moacir Assein Arus e Márcia de Castro Quaglia (Hospital das Clínicas de Porto Alegre) |
Há um Sexo Mais Adequado para a Função? | Cinara Santos da Silva (Serviço Geológico do Brasil) |
Pesquisa Sobre o Ambiente de Trabalho | Olívia Leite Vieira (Agência Brasileira de Inteligência) |
Quando uma Denúncia Anônima Feita à Ouvidoria Vira Ameaça ao Denunciante | Mohara de Melo Guimarães (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) |
Questões Gerais | Ouvidoria-Geral da União |
Caso Típico de Aplicação dos Preceitos da Novel Lei de Acesso à Informação | Fernanda da Silveira Campos (Ouvidora do Serviço Florestal Brasileiro) |