Ouvidoria
Orientações aos Gestores
Profoco capacita servidores no Rio de Janeiro e abre inscrições para curso no Pará
Desde o início do ano, em âmbito nacional, a Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco) já capacitou cerca de 256 servidores e colaboradores que atuam em ouvidorias, tanto na União quanto nos Estados, no Distrito Federal e nos municípios. Servidores de diversos órgãos e entidades já participaram da iniciativa, que é resultado da parceria entre a Ouvidoria-Geral da União (OGU), área da Controladoria-Geral da União (CGU), e a Escola de Administração Fazendária (Esaf).
Somente em Brasília, setenta servidores e colaboradores foram capacitados. Os cursos “Gestão e Prática em Ouvidoria” e “Acesso à Informação” foram realizados nos meses de março e maio. Em junho, o curso será realizado no Rio de Janeiro. E também serão abertas neste mês as inscrições para a turma do Pará.
Na próxima segunda-feira, a OGU abre inscrições para a capacitação em “Acesso à Informação” no Pará. O período de inscrições se estende de 22 até 28 de junho. O encontro será realizado no Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária no Estado (Centresaf), entre os dias 24 e 26 de agosto.
No Rio de Janeiro, o curso “Acesso à Informação”, ocorre de 22 a 24 de junho, no Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária no Estado (Centresaf).
As capacitações possuem carga horária de 20 horas. As vagas são limitadas, com preferência para quem trabalha na localidade em que acontecerá o curso, primeiramente os servidores e empregados do Poder Executivo Federal, seguidos por aqueles que atuam em órgãos de outras esferas. O último critério é a ordem de inscrição.
Profoco
Criada em 2012, a Profoco prevê atividades de capacitação e formação em ouvidoria, fundamentada em um processo de qualificação contínua. Trata-se de uma política voltada especificamente para servidores públicos que atuam em ouvidorias e tem o objetivo de oferecer conhecimentos específicos e práticos necessários ao atendimento de qualidade do cidadão.