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OGU divulga códigos de teleatendimento ao cidadão
A Ouvidoria-Geral da União (OGU), ligada a Controladoria-Geral da União (CGU), acaba de divulgar os códigos de teleatendimento ao cidadão. Eles foram listados e checados pela OGU com o objetivo de oferecer, ao cidadão, um número para que seja possível fazer desde denúncias até elogios.
Para realizar a checagem, a OGU reuniu, com o auxílio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas prestadoras de serviço de telefonia, códigos de teleatendimento utilizados pelo Governo Federal no atendimento à população. Depois, foram efetuadas ligações para os códigos disponibilizados questionando: (a) se era possível registrar demandas; (b) se elas podiam ser feitas de forma anônima; e (c) se o código estava relacionado à ouvidoria da entidade/órgão.
Embora nem todos os sistemas de sinais checados estejam relacionados às ouvidorias, todas entidades/órgãos recebem as demandas dos cidadãos. Com exceção da Fundação Habitacional do Exército, do Ministério da Defesa, todos os demais órgãos/entidades verificados recebem denúncia anônima. Nos casos em que não há códigos de teleatendimento, as demandas poderão ser feitas no site das instituições, conforme indicado na listagem, que pode ser acessada aqui .
Os códigos, formados por três dígitos, são de abrangência nacional e atendimento regional. Como a OGU está localizada em Brasília, os serviços checados para os códigos com três dígitos listados referem-se àqueles prestados no Distrito Federal.
A listagem será atualizada semestralmente, permitindo ao cidadão dispor de uma agenda onde constem os números específicos para utilizar quando necessário.
Assessoria de Comunicação Social