Boletim nº 4 - 04/07 a 08/07
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), por meio de sua Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), informa que, no período de 4 a 8 de julho de 2016, foram publicados na internet 207 relatórios de auditoria e fiscalização.
Dentre os relatórios publicados no período, 8 são referentes às auditorias de acompanhamento da gestão dos administradores; 186 abordam a avaliação da execução de programas de governo ou fiscalização em municípios; dois tratam de auditorias nos contratos e financiamentos externos e nos projetos de cooperação técnica internacional; e 11 são relativos a ações investigativas ou atendimento de demandas externas.
A publicação dos relatórios encerra formalmente as ações de controle relacionadas a cada trabalho e torna públicos os resultados das auditorias realizadas pela SFC, o que amplia a transparência e permite que os cidadãos exerçam o controle social.
A pesquisa de relatórios está disponível no endereço: http://sistemas.cgu.gov.br/relats/relatorios.php
Todas as edições dos boletins estão disponíveis no site do MTFC
Confira abaixo a relação e um resumo dos relatórios publicados:
Linha de Atuação: Avaliação da Gestão dos Administradores / Auditorias de Acompanhamento da Gestão
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Relatório de Auditoria nº: 201317428
Unidade Auditada: Superintendência Regional do DNIT no Estado/Bahia
Constatações: O órgão não tem realizado o recebimento sistemático de obras. Os auditores observaram distribuição desigual de contratos entre os engenheiros fiscais, bem como a atuação destes fora das suas respectivas áreas de jurisdição. Há número insuficiente de laboratoristas e topógrafos, além de técnicos de estradas sem formação técnica específica. Número insuficiente de veículos, além de precariedade da funcionalidade da frota encontrada em campo.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Relatório de Auditoria nº: 201504191
Unidade Auditada: Superintendência Regional do DNIT no Estado de Sergipe
Constatações: Pagamento de adicional de periculosidade pelo órgão a servidores e prestadores de serviço terceirizados. Ausência de providências para a retirada de material explosivo do edifício principal da sede do DNIT/SE, importando em risco à vida de servidores e terceirizados e no pagamento mensal de R$ 31.302,10 em adicional de periculosidade. Pagamento de diárias sem comprovação da data de retorno do servidor.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Relatório de Fiscalização nº: 201315772
Unidade Examinada: Superintendência Regional do DNIT no Estado de Mato Grosso
Constatações: Com base nos exames realizados, estritamente no âmbito do escopo da fiscalização, verificou-se que: o TC seguiu os requisitos exigidos pelo art. 3º da Lei nº 11.578/2007; os recursos foram desbloqueados para o Estado em novembro/2014, portanto, ainda não houve prestação de contas; o Termo de Compromisso será readequado, conforme informação do DNIT; do exposto, a CGU aguardará a readequação do TC para realizar, posteriormente, outra auditoria
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Relatório de Fiscalização nº: 201408086
Unidade Examinada: Superintendência Regional do DNIT no Estado do Rio Grande do Sul
Constatações: Dentre as impropriedades verificadas estão atraso no pagamento de faturas dos Contratos nº 494/2013 e nº 534/2013, comprometendo o fluxo financeiro do empreendimento e podendo impactar, inclusive, a evolução física das obras. Atrasos nos processos de desapropriações de áreas, comprometendo o cronograma das obras.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Relatório de Fiscalização nº: 201408703
Unidades Examinada: Superintendência Regional do DNIT no Estado do Ceará
Com base nos exames realizados, conclui-se que a aplicação dos recursos federais não estaria adequada caso o Edital nº 251/14-03 não tivesse fracassado.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Relatório de Auditoria nº: 201505057
Unidade Auditada: Superintendência Regional do DNIT no Estado de São Paulo
Constatações: Fragilidades no acompanhamento da contratação, aditivação e execução da obra; Atraso na obra; Contrato TT 1073/2010 - DNIT/Consórcio Dynatest-PACS - prorrogações contratuais irregulares; Informações do TCU sobre o Convênio 004/1999.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Relatório de Auditoria nº: 201504884
Unidade Auditada: Superintendência Regional do DNIT no Estado de Sergipe
Constatações: Em face dos exames realizados, somos de opinião que a Unidade Gestora deve adotar medidas corretivas com vistas a elidirem os pontos ressalvados nos itens: Inclusão de cláusula restritiva à competitividade que beneficiou vencedor do certame (Pregão Eletrônico nº 664/2014-21). Inobservância a regra de edital (Pregão Eletrônico nº 664/2014-21) para beneficiar empresa vencedora do certame. Ausência de exame e aprovação da assessoria jurídica da minuta de edital licitatório (Pregão Eletrônico nº 525/2014).
Rede Ferroviária Federal S.A – Inventariança
Relatório de Auditoria nº: 201504236
Unidade Auditada: Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA
Constatações: Os exames indicam necessidade de acompanhamento mais frequente dos trabalhos da Inventariança, visando medir sua evolução nesta reta final e a resolução das pendências que extrapolam as competências da mesma. Propõe-se dar ciência ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão acerca dos riscos da obsolescência dos equipamentos e sistemas que guardam as informações da extinta RFFSA, tendo em vista o risco de perda das mesmas.
Linha de Atuação: Avaliação da Execução de Programas de Governo / Relatório Individual
Apoio à Implantação de Infraestrutura Aquícola Pesqueira
As constatações variam de acordo com a localidade, mas de maneira geral apontam a ocorrência dos seguintes fatos: Maquinário não entrou em operação ou está parado por falta de demanda, custo de utilização elevados, ou dificuldade em obter licenças ambientais para construção de poços aquícolas (para máquinas), maquinário tem sido utilizado para execução de diversos serviços que não guardam relação com os objetivos do programa, tais como abertura de fossas, de estradas, valas para silagem, entre outros; Ausência de contratação de apólice de seguros; Ausência de registro de controle de utilização do maquinário; Manutenção e segurança da garagem inadequada; Ausência do logotipo do Governo Federal no maquinário; Fiscalização insuficiente da utilização dos bens, por parte das Superintendências Federais de Pesca e Aquicultura. Além disso, caberia ao então Ministério da Pesca e Aquicultura, agora ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reforçar os controles existentes sobre os bens móveis cedidos para a execução do programa avaliado nos municípios.
Unidades Examinadas:
- Colônia de Pescadores Z-1 de Cruzeiro do Sul/AC
- Colônia de Pescadores Z-9 (APESPLAC) de Plácido de Castro/AC
- Prefeitura Municipal de Manoel Urbano/AC
- Prefeitura Municipal de Piaçabuçu/AL
- Colônia de Pescadores Z-25U de Porto de Pedras/AL
- Agência de Pesca do Amapá – PESCAP
- Agência de Pesca do Amapá – PESCAP
- Colônia de Pescadores Z-41 de Remanso/BA
- Colônia de Pescadores Z53 de Taperoá/BA
- Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado/BA
- Prefeitura Municipal de Fortim/CE
- Prefeitura Municipal de Fortim/CE
- Prefeitura Municipal de Sobral/CE
- Prefeitura Municipal de Camocim/CE
- Prefeitura Municipal de Cascavel/CE
- Prefeita Municipal de Caucaia/CE
- Associação Comunitária de Barra de Sucatinga em Beberibe/CE
- Prefeitura Municipal de Baturité/CE
- Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES
- Prefeitura Municipal de Pedro do Rosário/MA
- Prefeitura Municipal de Icatu/MA
- Prefeitura Municipal de Lajeado Novo/MA
- Prefeitura Municipal de Santo Antonio dos Lopes/MA
- Colônia de Pesca Z1 de Pirapora/MG
- Prefeitura Municipal de Dourados/MS
- Prefeitura Municipal de Eldorado/MS
- Prefeitura Municipal de Ladário/MS
- Prefeitura Municipal de Tacuru/MS
- Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul/MS
- Prefeitura Municipal de Porto Murtinho/MS
- Prefeitura Municipal de Jardim/MS
- Prefeitura Municipal de Cuiabá/MT
- Prefeitura Municipal de Cuiabá/MT
- Prefeitura Municipal de Cuiabá/MT
- Prefeitura Municipal de Cametá/PA
- Prefeitura Municipal de Moju/PA
- Colônia de Pescadores Z-45 em São Joao do Araguaia/PA
- Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna/PA
- Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas – MOBEBAM
- Prefeitura Municipal de Marapanim/PA
- Prefeitura Municipal de Vigia de Nazaré/PA
- Prefeitura Municipal de Palestina do Para/PA
- Prefeitura Municipal de Jacundá/PA
- Prefeitura Municipal de Abaetetuba/PA
- Prefeitura Municipal de Salvaterra/PA
- Prefeitura Municipal de Salinópolis/PA
- Prefeitura Municipal de Curuçá/PA
- Prefeitura Municipal de Salinópolis/PA
- Cooperativa de Pescadores Z-89 de São Geraldo do Araguaia/PA
- Associação de Pescadores Artesanais e Agricultores Familiares da Ilha de Caratateua/PA – APAAFIC
- Associação de Pescadores Artesanais e Agricultores Familiares da Ilha de Caratateua/PA – APAAFIC
- Cooperativa de Produção e Industrialização da Aquicultura e Agricultura Familiar da Paraíba (Cindeas) em Sapé/PB
- AEPG de Infraestrutura Aquícola e Pesqueira
- Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/PR
- Prefeitura Municipal de Londrina/PR
- Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/PR
- Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná/PR
- Prefeitura Municipal de Adrianópolis/PR
- Prefeitura Municipal de Nova Prata do Iguaçu/PR
- Prefeitura Municipal de Capitão Leônidas Marques/PR
- Consórcio Municipal do Procaxias do Estado do Paraná (COMPRO) em Capitão Leônidas Marques/PR
- Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Fronteira do Sudoeste do Paraná (CIFRA) em Pérola d’Oeste/PR
- Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Fronteira do Sudoeste do Paraná (CIFRA) em Realeza/PR
- Prefeitura Municipal de Antonina/PR
- Prefeitura Municipal de Matinhos/PR
- Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/PR
- Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná/PR
- Colônia de Pescadores Z-11 no Rio de Janeiro/RJ
- Colônia de Pescadores Z-2 de Atafona no Rio de Janeiro/RJ
- Instituto Anima/RJ
- Prefeitura Municipal de Angra dos Reis/RJ
- Prefeitura Municipal de Maricá/RJ
- Prefeitura Municipal de Barra do Pirai/RJ
- Prefeitura Municipal de São Fidelis/RJ
- Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena/RJ
- Prefeitura Municipal de Cantagalo/RJ
- Prefeitura Municipal de Maricá/RJ
- Colônia de Pescadores Z-33 de Ponta do Mel do Município de Areia Branca/RN
- Colônia dos Pescadores Z-58 de Triunfo Potiguar/RN
- Prefeitura de Caraúbas/RN
- Associação dos Piscicultores de Rolim de Moura/RO – APROM
- Prefeitura Municipal de Rolim de Moura/RO
- Prefeitura Municipal de Ariquemes/RO
- Associação de Pescadores de Tapes/RS
- Cooperativa dos Pescadores Profissionais e Artesanais Pérola da Lagoa (COOPESCA) em São Lourenço do Sul/RS
- Prefeitura Municipal de São João da Urtiga/RS
- Prefeitura Municipal de Capela de Santana/RS
- Consórcio Público do Extremo Sul (COPES) em Pelotas/RS
- Consórcio Público do Extremo Sul (COPES) em Pelotas (RS)
- Prefeitura Municipal de Itabaianinha/SE
- Colônia de Pescadores Z-32 em Araguanã/TO
- Colônia de Pescadores Z-21 em Esperantina/TO
- Prefeitura Municipal de Palmas/TO
- Unidade examinada: GER
- Prefeitura Municipal de Alfredo Marcondes/SP
- Prefeitura Municipal de Cajobi/SP
- Prefeitura Municipal de Caraguatatuba/SP
- Prefeitura Municipal de Fernandópolis/SP
- Prefeitura Municipal de Guarujá/SP
- Prefeitura Municipal de Iguape/SP
- Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP
- Prefeitura Municipal de Juquitiba/SP
- Prefeitura Municipal de Marabá Paulista/SP
- Prefeitura Municipal de Mira Estrela/SP
- Prefeitura Municipal de Ouroeste/SP
- Prefeitura Municipal de Populina/SP
- Prefeitura Municipal de Santa Fe do Sul/SP
- Prefeitura Municipal de Abelardo Luz/SC
- Prefeitura Municipal de Águas Frias/SC
- Prefeitura Municipal de Águas Mornas/SC
- Prefeitura Municipal de Anchieta/SC
- Prefeitura Municipal de Angelina/SC
- Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi/SC
- Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul/SC
- Prefeitura Municipal de Benedito Novo/SC
- Prefeitura Municipal de Bombinhas/SC
- Prefeitura Municipal de Caibi/SC
- Prefeitura Municipal de Campo Erê/SC
- Prefeitura Municipal de Caxambu do Sul/SC
- Prefeitura Municipal de Chapadão do Lageado/SC
- Prefeitura Municipal de Cocal do Sul/SC
- Prefeitura Municipal de Coronel Martins/SC
- Prefeitura Municipal de Flor do Sertão/SC
- Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC
- Consórcio Integrado do Contestado (CINCO) em Fraiburgo/SC
- Consórcio Integrado do Contestado (CINCO) em Fraiburgo/SC
- Prefeitura Municipal de Frei Rogério/SC
- Prefeitura Municipal de Galvão/SC
- Prefeitura Municipal de Garuva/SC
- Prefeitura Municipal de Guaraciaba/SC
- Prefeitura Municipal de Imbituba/SC
- Prefeitura Municipal de Ipira/SC
- Prefeitura Municipal de Irati/SC
- Prefeitura Municipal de Itaiópolis/SC
- Prefeitura Municipal de Jaborá/SC
- Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/SC
- Prefeitura Municipal de Joinville/SC
- Prefeitura Municipal de Laguna/SC
- Prefeitura Municipal de Lajeado Grande /SC
- Prefeitura Municipal de Laurentino/SC
- Prefeitura Municipal de Leoberto Leal/SC
- Prefeitura Municipal de Luzerna/SC
- Prefeitura Municipal de Massaranduba/SC
- Prefeitura Municipal de Massaranduba/SC
- Prefeitura Municipal de Miranda/MS
- Prefeitura Municipal de Monte Castelo/SC
- Prefeitura Municipal de Otacílio Costa/SC
- Cooperativa de Maricultores de Penha (COOPERMAPE) em Abelardo Luz/SC
- Prefeitura Municipal de Penha/SC
- Prefeitura Municipal de Planalto Alegre/SC
- Prefeitura Municipal de Porto Belo/SC
- Prefeitura Municipal de Quilombo/SC
- Prefeitura Municipal de Rio das Antas/SC
- Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros/SC
- Prefeitura Municipal de Saltinho/SC
- Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul/SC
- Prefeitura Municipal de São Martinho/SC
- Prefeitura Municipal de Seara/SC
- Prefeitura Municipal de Sul Brasil/SC
- Prefeitura Municipal de Três Barras/SC
- Prefeitura Municipal de União do Oeste/SC
- Prefeitura Municipal de Urupema/SC
- Prefeitura Municipal de Videira/SC
- Associação de Pescadores e Assemelhados de Campo Grande de Barra Nova (APESCA) em São Mateus/ES
- Prefeitura Municipal de Xanxerê/SC
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Acre
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Alagoas
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Amapá
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura na Bahia
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Ceará
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Espírito Santo
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Maranhão
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Minas Gerais
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Pará
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura na Paraíba
- Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Piauí
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Norte
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Rondônia
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Rio Grande de Sul
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Sergipe
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Tocantins
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Roraima
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em São Paulo
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Santa Catarina
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Rio de Janeiro
Linha de Atuação: Avaliação da Gestão dos Administradores / Auditorias nos Contratos e Financiamentos Externos e nos Projetos de Cooperação Técnica Internacional
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) - Projeto BRA/13/013
Número do Relatório: 201505004
Unidade Examinada: Empresa de Planejamento e Logística S.A. - EPL
Constatações: Deficiência dos controles internos relacionados ao projeto, falhas na condução dos procedimentos para contratação de consultores, sobre a definição do preço dos serviços de consultoria, não adoção de medidas para justificar a contratação de consultoria em moeda estrangeira.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) - Projeto BRA/11/008
Número do Relatório: 201600055
Unidade Examinada: Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
Constatação: Desconformidade dos produtos apresentados em relação aos previstos no Termo de Referência.
Linha de Atuação: Ações Investigativas / Demandas Externas
Instituto Nova Esperança - INOVE - Residencial Nova Miritiua I, II e III
Número do Relatório: 201503755
Unidade Examinada: Caixa Economica Federal/MA
Constatações: Serviços executados com qualidade inadequada e/ou com vícios construtivos evidentes no Loteamento Nova Miritiua I, II e III, no município de São José de Ribamar (MA), além de infraestrutura inadequada. Abandono dos serviços pela empresa contratada para execução da obra, sem concluir a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, principal razão da não obtenção do “Habite-se”, em que pese a empresa já ter recebido o total dos recursos no valor de R$ 250 mil.
Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade de Assentamentos Precários
Número do Relatório: 00190.000879/2015-94
Unidade Examinada: Prefeitura de Ananindeua - Gabinete do Prefeito
Constatações: Restrição à competitividade em licitações decorrentes de critérios inadequados de habilitação; obra de execução de infraestrutura do residencial Carlos Marighella paralisada, desde fevereiro de 2013, inconsistências verificadas durante a inspeção física das obras.
Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
Número do Relatório: 00190.003935/2014-61
Unidade Examinada: Prefeitura de Lapao
Constatações: Do montante fiscalizado de R$ 2.296.184,27 foi identificado um potencial prejuízo de R$126.810,60. Entre as situações de maior relevância na análise das licitações realizadas para as obras de pavimentação estão fraude na publicação de atos, adiamentos injustificados da data de realização, inabilitação indevida de licitantes, anulação indevida, além de sobrepreço na execução da obra.
Programa de Aceleração de Crescimento - PAC2
Número: 00212.000142/2012-23
Unidade Examinada: Município de Tangará da Serra/MT
Constatações: O montante total examinado corresponde a R$ 30.250.736,66 nos contratos repasses para execução dos programas Serviços de Água e Esgoto e Urbanização, Regularização Fundiária e Integração de Assentamentos Precários. No primeiro, foram identificadas exigências nos instrumentos convocatórios das licitações com potencial restritivo ao caráter competitivo e ausência de demonstração de quantitativos de serviços, além de atraso excessivo para início das obras e ritmo lento na execução. No segundo, foram identificados sobrepreços de R$ 22.645,24 no orçamento estimativo de processo licitatório; de R$ 31.270,85, decorrente de quantitativo inadequado para serviços de fornecimento e plantio de grama em placas; e de R$ 18.015,20, decorrente de quantitativo inadequado para serviços de escavação de vala.
Programa Minha Casa Minha Vida - Residenciais São Marcos I e São Marcos II
Número do relatório: 201500016
Unidade Examinada: Prefeitura Municipal de Betim/MG
Constatações: Sobre os fatos e situações apontados à CGU ficou comprovada a ocorrência de unidades habitacionais utilizadas de forma irregular por parte de beneficiários dos Residenciais São Marcos I e São Marcos II.
Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação - SEINTRHA
Número do Relatório: 00211.000034/2015-11
Unidade Examinada: Prefeitura de Campo Grande/MS
Constatações: Do montante fiscalizado de R$ 251.590,36, foi identificado prejuízo de R$ 88.652,14 (35,24%). Prejuízos identificados na execução das obras para instalação de abrigos metálicos para pontos de ônibus, oriundos do Contrato nº 312 de 28/07/2011 entre a prefeitura e a empresa CONGEO Construção e Comércio Ltda.
Censo Escolar da Educação Básica
Número do relatório: 201503886
Unidade Examinada: Prefeitura Municipal de Jacaré dos Homens/AL
Constatações: Com base nos exames realizados, estritamente no âmbito do escopo da fiscalização, constatou-se a ausência de atuação do Conselho Municipal do FUNDEB no âmbito da supervisão do censo escolar. Com relação aos dados do censo analisados para as escolas da amostra, não foi encontrada qualquer irregularidade. Não foram identificadas situações que demandem providências de regularização por parte dos gestores federais.
Implantação de Escolas para Educação Infantil
Número do relatório: 201601531
Unidade Examinada: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhy/SE
Constatações: Edital da Tomada de Preços n° 09/2015 estabeleceu critério de qualificação técnico-profissional restritivo ao caráter competitivo do certame.
Implantação de Escolas para Educação Infantil
Número do relatório: 201601530
Unidade Examinada: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhy/SE
Constatações: Com base nos exames realizados, conclui-se que há atraso na execução do Termo de Compromisso PAC2 n° 9.480/2014.
Implantação de Escolas para Educação Infantil
Número do relatório: 201601529
Unidade Examinada: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhy/SE
Constatações: Com base nos exames realizados, conclui-se que a aplicação dos recursos federais não está adequada em razão de exigências de qualificação técnica no edital da Tomada de Preços no 11/2015 restritivas ao caráter competitivo.
Implantação de Escolas para Educação Infantil
Número do relatório: 201601520
Unidade Examinada: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhy/SE
Constatações: Com base nos exames realizados, conclui-se que a aplicação dos recursos federais não está adequada em razão de exigências de qualificação técnica nos Editais das Tomadas de Preços nos 12/2015 e 13/2015 restritivas ao caráter competitivo.