Notícias
Mês da Ciência, Tecnologia e Inovações
19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aporta no Recife
Em 2022, o Bicentenário da Independência do Brasil será temática principal das ações no País
A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aporta no Recife, dos dias 18 a 20 de outubro, com uma programação recheada de atividades para alunos do ensino médio e estudantes universitários. A iniciativa criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) ocupa o Campus Tecnológico Nordeste (Av. Prof. Luís Freire, 1. Cidade Universitária) e abre ao público as portas das unidades de pesquisas sediadas no local. A promoção é do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) em parceria com o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN-NE).
Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovações no Brasil”, o evento contará com a participação de importantes cientistas, instituições e personalidades de Pernambuco. “Essa iniciativa é essencial não só para apresentarmos o trabalho que estamos desenvolvendo para a população, mas, também, e, sobretudo, para provocar as novas gerações sobre este mercado em expansão. Mostrar que tem Ciência e Tecnologia de ponta sendo produzida ao seu lado e que você também pode contribuir”, aponta a química Giovanna Machado, diretora do Cetene.
Acesse o formulário e se inscreva
Serão realizadas palestras, mesa de debate e uma feira de ciências com as principais pesquisas em inovação do Cetene e CRCN-NE. Os projetos são os mais diversos e passam por áreas como biotecnologia, energia nuclear e nanotecnologia. Exemplo disso é o cultivo em laboratório de espécies comerciais, como a cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), e arbóreas que irão auxiliar na recuperação do bioma mais ameaçado do mundo, a Mata Atlântica; ou, também, o desenvolvimento de biomateriais, como implantes dentários com melhor custo e adesão até córneas artificiais.
Distribuída ao longo de três dias, a ação ocupa o saguão e auditório do CRCN-NE nas manhãs da terça e quinta-feira, dias 18 e 20, respectivamente, com foco exclusivo nos estudantes do ensino médio. Já na quarta-feira, dia 19, o Cetene recebe à tarde o público universitário das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics, da sigla STEM, em inglês) para conhecer a instituição. “O objetivo é atender a todos os públicos, com uma programação adequada aos seus níveis de formação”, explica a diretora.
Pela primeira vez, o tema “Energia limpa” entra em pauta no evento. “O uso de células solares, que é um recurso em abundância no Nordeste, e outras fontes renováveis, está entre as bases para pesquisas do Cetene nesse tema. Por sua vez, o CRCN-NE promove um importante trabalho com energia nuclear, considerando inclusive seu uso em radiofármacos”, comenta o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico, do Cetene, Frederico Toscano. O hidrogênio verde, principal aposta do mercado na atualidade, é outra novidade da programação.
Feira de Ciências
Uma feira especial. Preparada por cientistas que estão atuando no mercado, a exposição para os estudantes do ensino médio será um convite à imersão científica sem deixar de lado a experiência lúdica essencial ao público infanto-juvenil. A cultura de tecidos está entre as tecnologias que serão apresentadas. Inseridos em um meio gelatinoso ou aquoso, os nutrientes, vitaminas e minerais substituem o substrato e potencializam o cultivo de diversas espécies em laboratório. Os estudantes poderão ver de perto como o material é inserido e aprender sobre as formas de cultivo existentes.
Já pesquisas como a do bioplástico e a do biossurfactante, desenvolvido a partir de matéria orgânica, devem provocar os discentes sobre o impacto dos compostos químicos no meio ambiente e a urgência de explorar meios sustentáveis para a preservação do planeta. Além de conhecer melhor os dois principais biomas do Nordeste: a Caatinga e a Mata Atlântica. Os estandes sobre radiação também devem tirar muitas pulgas da cabeça. Estão previstos pelo menos três, destinados à segurança e ao monitoramento radiológico, além dos radioisótopos e suas aplicações à saúde.
Sucesso na feira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ainda neste ano, o Cetene repete a experiência com DNA (Ácido Desoxirribonucleico). Responsável por carregar toda a informação genética de um organismo vivo, a molécula será explorada ao vivo pelos cientistas e estudantes. “DNA é uma coisa muito abstrata e nessa demonstração a gente consegue visualizá-lo de uma forma muito nítida. Ao longo do procedimento ele vai se formando no tubo de ensaio, sem necessidade de microscópio ou qualquer aparato mais especial”, explica a cientista Fabiana Cavalcante.
Futuras Cientistas
Ganhador do Prêmio LED na categoria Educação Não-formal, o programa do Cetene ganhará o Brasil em 2023. O objetivo da iniciativa é estreitar a relação de alunas e professoras com as áreas de STEM e estará presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na feira de ciências, haverá um estande só para o Futuras Cientistas, onde os estudantes poderão conversar sobre os resultados obtidos pela iniciativa, se informar sobre o cronograma dos módulos e conhecer um pouco da história das meninas que hoje estão nas universidades e em importantes centros de pesquisa.
Participantes
Carlos Brayner é diretor do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). Graduado em Engenharia Eletrônica e mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade de Hanôver, na Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Tecnologia dos Reatores e em Instrumentação Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: termo-hidráulica de reatores, métodos perturbativos, análise de sensibilidade e reatores inovativos.
Guilherme Cardim é diretor presidente do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (Iati), no Recife. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pela Universidad de Alcalá de Henares, em Madri, é também mestre em Engenharia de Produção e tem MBA em Gerenciamento de Projetos, pela UFPE. Há uma década atua na gestão e execução de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento para o setor elétrico nacional. Consultor certificado para planejamento e execução de campanhas de Medição e Verificação para distribuidoras de energia, ESCOs e indústrias.
Elvis França é diretor substituto da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e atua nos laboratórios de Análises Radiométricas e Químicas, do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). Graduado em Engenharia agronômica e com doutorado direto em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Credenciado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da UFPE, ele é especialista em Avaliação da Qualidade Ambiental, Poluição e Ciclagem Mineral, Metrologia em Química, Ciências Agrônomicas e outros.
Emmanuel Damilano é professor adjunto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Jovem Doutor Permanente, programa de pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares do Departamento de Energia Nuclear. Formando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; mestre e doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares. É membro permanente do Programa de Biotecnologia do Departamento de Antibióticos. Desenvolve trabalho com a produção sustentável e com o aproveitamento químico de biomassa.
Giovanna Machado é diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e criadora do Programa Futuras Cientistas. Graduada em Química pela PUCRS, mestre e doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC), titular da cadeira 27. Desenvolve pesquisa principalmente na área de síntese e caracterização de nanomateriais para aplicação em energia sustentável. Seus projetos são dedicados à produção de hidrogênio e a sistemas fotovoltaicos.
Laureen Houllou é pesquisadora titular do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), formada em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutora em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura. No Cetene, suas principais linhas de pesquisa são cultivo in vitro de espécies ameaçadas de extinção da flora do bioma Mata Atlântica, diagnóstico molecular de plantas, biologia molecular de plantas e microorganismos, e bioinformática.
Rafael Dubeux é secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura da Cidade do Recife. Um dos autores do livro “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” (Editora Juspodivm, 2021). Formado em Direito pela UFPE, mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB) em Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica. Contribuiu com a elaboração de legislações relacionadas ao tema, incluindo o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que busca estimular parcerias entre o setor público, a academia e o setor privado.
Robson Carmelo é pesquisador associado ao Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (Iati) e coordenador dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Participa como pesquisador da empresa Suport Tecnologia Ltda, com expertise em projetos e desenvolvimentos relacionados à eficiência energética e armazenamento de energia elétrica, tendo elaborado o projeto de assistência a combustão primitiva com auxílio de hidrogênio para testes junto a Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda, em Minas Gerais.
Programação
18 de outubro
9h Solenidade de abertura com autoridades
Giovanna Machado – Diretora Cetene
Carlos Brayner – Diretor CRCN
Moacir Araújo - Vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco
9h40 Palestra: “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”
Palestrante: Rafael Dubeux – Secretário de desenvolvimento
Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife
11h Apresentação cultural
Cia Pé-Nambuco de Dança
11h30 Feira de Ciências
19 de outubro
14h Mesa de debate: “Energia limpa”
Carlos Brayner — diretor do CRCN-NE
Emmanuel Damilano — professor da UFPE
Giovanna Machado — diretora do Cetene
15h30 Palestra: “Hidrogênio verde”
Guilherme Cardim - Presidente IATI
Robson Carmelo - Pesquisador IATI
16h20 Apresentação cultural
Arrastão de Frevo
20 de outubro
9h Palestra: “Biomas do Nordeste”
Laureen Houllou — criadora do Projeto Mata Atlântica
9h30 Palestra: “Técnicas nucleares em estudos de monitoração e conservação da Mata Atlântica e Caatingas”
Elvis França — diretor-substituto do CRCN-NE
10h30 Feira de Ciências
12h Encerramento — Apresentação cultural
Cia Pé-Nambuco de Dança
Serviço
19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Recife
18 a 20 de outubro de 2022
Campus Tecnológico do MCTI no Nordeste
Av. Prof. Luís Freire, 1. Cidade Universitária. Recife, Pernambuco
Inscrições em gov.br/cetene
Gratuito