Notícias
Missão Técnica Singapura-Manchester: um marco para o CETENE
A delegação brasileira, composta por pesquisadores e representantes do MCTI
A Missão de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Materiais Avançados, Nanotecnologia e Grafeno, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi concluída com sucesso. A delegação brasileira, composta por pesquisadores e representantes do MCTI, embarcou para Singapura e Manchester, onde visitaram empresas, centros de pesquisa e universidades.
Singapura: Explorando Inovações e Conexões
Em Singapura, a delegação teve a oportunidade de visitar instituições de destaque:
1. Universidade de Tecnologia e Design: A equipe explorou essa renomada universidade, que integra ciência, tecnologia e conecta gerações. Um destaque interessante é que cerca de 40% dos profissionais de engenharia na Universidade de Tecnologia e Design são mulheres.
2. Action Community for Entrepreneurship (ACE): O hub de inovação foi outro ponto de visita, proporcionando insights sobre empreendedorismo e tecnologia.
3. Startup Xinterra: Uma visita técnica à startup especializada em Materiais Avançados permitiu que a equipe conhecesse as últimas inovações nessa área.
4. Embaixada do Brasil em Singapura: A delegação também teve a oportunidade de se conectar com a comunidade brasileira e fortalecer laços diplomáticos.
Manchester: Explorando Pesquisa e Avanços em Materiais
Em Manchester, os pesquisadores visitaram:
1. Instituto Nacional do Grafeno: Um centro de excelência em pesquisa de grafeno, uma área de grande relevância para o CETENE.
2. Henry Royce Institute: O instituto britânico de pesquisa e inovação em Materiais Avançados também fez parte da agenda.
3. Centro de Pesquisa de Engenharia de Superfícies e Materiais Avançados: Vinculado à Universidade Metropolitana de Manchester, este centro ofereceu insights valiosos sobre avanços em materiais.
4. PrintCity 3D: A visita a esse centro de fabricação digital e aditiva 3D encerrou a missão com chave de ouro.
Essa missão representa um marco importante para o CETENE, trazendo conhecimento de ponta e estabelecendo conexões estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste brasileiro. A diretora do CETENE, Giovanna Machado, que integrou a missão, conta que durante as duas semanas, foi possível experienciar uma troca intensa de informações e conhecimentos na área de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Grafeno. Os pesquisadores brasileiros e representantes do MCTI e da Embaixada brasileira tiveram a oportunidade de conhecer pesquisas e apresentar os projetos realizados no Brasil.
A missão reuniu pesquisadores e integrantes do MCTI, CETENE, CNEN, GraNioTer, CDTN, INCT NANOCARBONO, ITP, IPT, SisNano, Inova Grafeno, UERJ, UFN, UFF, Unit, UFABC e Uniara.