Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
FOTO: DIVULGAÇÃO ESPAÇO CIÊNCIAS Ação marca início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Museu
Para marcar o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 14 a 20 de outubro, no Espaço Ciência, o público visitante do Museu poderá contemplar de forma gratuita o eclipse solar anular, no sábado, 14 de outubro, tanto no EC quanto no Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda.
A abertura do Observatório será às 14h, a observação do Sol se inicia às 15h e o encerramento das atividades acontece às 20h. Além de telescópios, no local serão disponibilizadas máscaras carnavalescas com lentes especiais, produzidas para observação do Sol com segurança.
Já no Espaço Ciência, a contemplação ocorre das 15h às 17h, na Praça do Pensador, que fica próxima ao prédio administrativo do Museu. Vale lembrar que a última entrada acontece às 16h e a observação depende das boas condições meteorológicas do momento.
Para quem não puder comparecer, a observação do eclipse será transmitida ao vivo através do perfil do Espaço Ciência no Instagram (@espacocienciape).
OFICINA ECLIPSE NA CAIXA - 13h30 e 14h30
Vale lembrar que durante a contemplação do eclipse, é importante seguir algumas regras de segurança. A utilização de acessórios inadequados para observação pode causar perda da visão temporária e/ou permanente
Pensando nisso, os visitantes do Espaço Ciência participarão de uma oficina de confecção de câmara escura (que são consideradas a base das fotografias) com caixa de papelão para a observação do eclipse.
A câmara escura visa a projeção de imagens de objetos externos de forma invertida e é apropriado para observação do eclipse. A atividade acontece no Hall do Museu e conta com a distribuição de 20 fichas por horário.
Horários importantes para o evento:
Horários importantes para o eclipse solar anular
(UTC -3 / Horário de Brasília)
Nascer do Sol
Início do Eclipse
Máximo do Eclipse
Por do Sol
Fim do Eclipse
04h58
15h31
16h47
17h14
17h52
Próximos eclipses solares
Os próximos eclipses solares visíveis no Recife acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.
Já em 12 de agosto de 2045, o dia vai virar noite no Recife, nesta data está previsto um espetáculo à parte: um eclipse solar total, ocasião em que a Lua encobre totalmente o disco solar.
Em 2045, o ápice do eclipse, ocorrerá às 16h19, com o disco solar coberto em sua totalidade por 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o próximo eclipse visível no Brasil, ocorrerá em 2125.
Saiba o que é um eclipse solar anular
Durante o eclipse solar anular, a Lua está com um diâmetro aparente menor que o do Sol, apresentando-se assim, como um disco negro no interior do disco solar, que se mostra sob a forma de um anel luminoso.
Nele, a Lua se encontra no seu ponto de maior afastamento, chamado de Apogeu. No momento do eclipse, a Lua estará há 394 mil quilômetros de distância da Terra. Sua observação, torna-se rara, dada a estreita faixa da superfície terrestre na qual o eclipse anular do Sol é visto, chamada de faixa de anularidade. A forma mais deslumbrante de um eclipse solar é o eclipse total, contudo, os eclipses solares anulares são um espetáculo à parte.
Serviço
Contemplação eclipse solar anular: Observatório Astronômico do Alto da Sé - 14h às 20h
Espaço Ciência - 13h às 16h
Para mais informações: contato@espacociencia.pe.gov.br ou (81) 3183-5524/(81) 3183-5531
FONTE: www.espacociencia.pe.gov.br