Notícias
Com presença do ministro do MCTI, CETENE inaugura laboratório de biocombustíveis
Foi inaugurado nesta terça-feira (20) o Laboratório de Biocombustíveis (LABCOM) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). O evento contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, além de comitiva com dirigentes da pasta e de instituições parceiras.
O novo espaço permitirá a ampliação e diversificação de atividades na cadeia produtiva de biocombustíveis e coprodutos como contribuição à sociedade brasileira.
Segundo o ministro Paulo Alvim, “o CETENE tem um grande diferencial que agrega valor em transformar conhecimento científico e tecnológico com o olhar do Nordeste, que é um território muito diversificado e que representa o Brasil”.
A diretora do CETENE, Giovanna Machado, destacou o potencial científico da nova infraestrutura. “A inauguração deste laboratório abre um leque de oportunidades e também de atividades de pesquisas com as instituições, popularizando desta forma a ciência e também atraindo empresas para a parte de desenvolvimento de biocombustíveis com espécies daqui do Nordeste", declarou.
O novo laboratório de biocombustíveis do CETENE atuará no contexto de atividade da instituição como unidade EMBRAPII em inovação industrial e vai trabalhar com matérias-primas da região Nordeste, principalmente do bioma Caatinga, a exemplo do catolé, macaúba, licuri e outras oleaginosas.
“Os processos serão otimizados para dar subsídio às empresas de grande porte que trabalham nessa área de biocombustíveis", destaca o pesquisador James Melo, que é responsável pelo programa de Desenvolvimento Tecnológico em Biotecnologia e Produção do centro e estará à frente dos trabalhos no LABCOM.
Além do ministro Paulo Alvim, representaram o MCTI no evento o secretário executivo Sérgio Freitas e o coordenador geral das unidades vinculadas, César Augusto Rodrigues.
Também estiveram presentes o coordenador de desenvolvimento tecnológico do CETENE, Frederico Toscano, e o coordenador de gestão administrativa, Anderson Oliveira.
A comitiva foi composta ainda por representantes de unidades vinculadas ao MCTI, universidades e institutos técnicos federais, além de membros de laboratórios do CETENE.
Após a inauguração, a diretora Giovanna Machado apresentou os avanços do CETENE ao longo de dois anos e meio de gestão, bem como um balanço dos objetivos alcançados e os projetos futuros.