Notícias
Silvia França será a Diretora do CETEM
O Ministro Marcos Pontes escolheu a Tecnologista Sênior Silvia Cristina Alves França para dirigir o CETEM pelos próximos quatro anos. A escolha se deu a partir de uma lista tríplice encaminhada por um Comitê de Busca de especialistas, designados pelo Ministro. Este procedimento é adotado há quase 20 anos para a seleção dos diretores das Unidades de Pesquisa do ministério. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe, possui mestrado e doutorado realizados no PEQ da COPPE/UFRJ.
Silvia França Integra o quadro de servidores do CETEM desde 2002, onde já atuou como chefe do Serviço de Desenvolvimento de Novos Produtos Minerais, Coordenadora de Processos Minerais e membro interno do Conselho Técnico-Científico do Centro. Será comunicada, em breve, a data da posse da nova diretora. Ela sucederá a Fernando Lins, que dirige o Centro, desde 2012, por dois períodos consecutivos.
Silvia possui experiência em projetos de PD&I na área de processamento mineral, com ênfase em operações de separação sólido-líquido, reologia de polpas e rejeitos minerais, desaguamento, reúso de água industrial e aplicação de novos métodos de disposição de rejeitos da indústria minerometalúrgica, entre outros.
Como experiência internacional, ela realizou intercâmbio nos Estados Unidos e integrou, a convite da Agência Internacional de Energia Atômica/ONU, em Viena-Áustria, grupo de trabalho que debateu questões referentes ao monitoramento da qualidade e usos da água nas atividades de mineração, consolidando documento que trata do assunto. No 8º Fórum Mundial da Água, também proferiu palestra sobre a temática água na mineração.
Atuou no desenvolvimento de 35 produtos tecnológicos, com resultados apresentados em eventos no exterior e no Brasil. É uma das autoras em carta-patente concedida pelo INPI ao CETEM sobre processo de concentração de minério de zinco por flotação reversa.
É uma das editoras dos livros Tratamento de Minérios – 5ª e 6ª edições e Tratamento de Minérios - Práticas Laboratoriais, ambos utilizados como texto-base em cursos de Engenharia de Minas no Brasil, e é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT/CNPq) - Nível 2.
Nota: a primeira mulher a dirigir o CETEM foi a Professora Hedda Vargas (DNPM e UFRJ), entre 1986 e 1988.