Notícias
Representantes do ICMBio visitam o CETEM para discutir o projeto MONITORA Y
O CETEM recebeu, no dia 14/11, Leila Mattos Araújo Nápoles, chefe do Núcleo de Gestão Integrada de Unidade de Conservação do ICMBio em Roraima, e Romerio Briglia, analista ambiental da mesma instituição, para uma apresentação e discussão do projeto Rede de Monitoramento Ambiental no Território Indígena Yanomami e Alto Amazonas (MONITORA Y).
Financiado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o IBAMA e participação de órgãos como ICMBio, Ministério dos Povos Indígenas, FUNAI e Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI) / Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o projeto tem como objetivo de avaliar a presença de substâncias químicas de interesse, incluindo mercúrio proveniente da atividade de garimpo de ouro em rios da Bacia Amazônica e propor ações preventivas e corretivas para cada cenário.
Até o momento, foram realizadas cinco campanhas de amostragem em 15 comunidades indígenas dentro da Terra Indígena Yanomami e 15 pontos em Unidades de Conservação Federais adjacentes. A sexta e última campanha, prevista para ocorrer entre 22 de novembro e 12 de dezembro, irá abranger 11 comunidades.
As amostragens envolvem a análise de águas de consumo, águas fluviais e sedimentos para avaliar parâmetros físico-químicos, além de substâncias como mercúrio e outros metais, agrotóxicos e hidrocarbonetos, entre outros. Esses dados, processados em laboratórios do CETEM e de instituições parceiras, são reunidos em um banco de dados georreferenciado, permitindo uma análise técnica integrada entre as instituições envolvidas.
O projeto, que será concluído até novembro de 2025, contribui para a conservação do território e da saúde das populações indígenas Yanomami e Ye’kwana.
As coordenadoras do projeto são: Camila Boechat (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mariana Graciosa (IBAMA) e Zuleica Castilhos (CETEM).