Notícias
Projeto Sala Verde: MMA concede chancela ao CETEM
Centro integra a lista das 100 instituições selecionadas para o recebimento da Chancela do Projeto Sala Verde, concedida pelo Ministério do Meio Ambiente.
O CETEM submeteu projeto e foi uma das 100 instituições selecionadas para recebimento da Chancela do Projeto Sala Verde, concedida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O projeto elaborado por Vera Lúcia do Espírito Santo Souza Ribeiro apresentou como proposta a criação de um espaço de convivência, lazer e bem-estar comunitário, voltado à realização de atividades lúdicas e culturais para promover inserção, educação e a formação de cidadãos que tenham consciência do seu papel frente aos problemas ambientais do País e do mundo.
O objetivo do projeto é sensibilizar, mobilizar e engajar o público, os parceiros e a comunidade, nos princípios e nas boas práticas sustentáveis, levando-os à reflexão e à autocrítica quanto à importância da incorporação dessas práticas no cotidiano de cada um enquanto indivíduo e dos seus reflexos na coletividade. Visa, ainda, fortalecer o debate sobre as seguintes questões: meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem e uso racional dos recursos minerais e sua aplicação com propósitos mais sustentáveis.
As atividades que serão desenvolvidas incluem: o fornecimento de informações por diferentes veículos; promoção de ações de caráter educativo; desenvolvimento de atividades interpretativas, de sensibilização e de contato com a natureza; desenvolvimento de projetos e eventos diversificados de educação ambiental; distribuição de material voltado à educação ambiental; articulação com entidades e pessoas para potencializar ações comunitárias locais; e promoção de atividades que visem a produção e disseminação de conhecimento.
Contíguo à Sala Verde está prevista a criação de um Eco ponto, com o objetivo de coletar pilhas, baterias, cartões e outros materiais, com vistas ao fortalecimento de ações como a logística reversa e a coleta seletiva.
Ao chancelar um projeto, o MMA reconhece sua relevância e certifica que ele está de acordo com as diretrizes e objetivos da Política e do Programa Nacional de Educação Ambiental. Participaram da seleção instituições públicas e privadas de todo o Brasil que possuem capacidade comprovada de atuação na área ambiental e/ou no desenvolvimento de ações de educação ambiental.
Redação: Thatyana Freitas, Vitor Hugo Marques e Diego Rufino
Edição: Thatyana Freitas
Colaboração: Vera Lúcia do Espírito Santo Souza