Notícias
Planejamento Estratégico 2016- 2020...2025: CETEM apresenta nova missão e visão
O CETEM apresenta a nova missão e visão institucionais, pré-aprovadas em reunião do planejamento estratégico na manhã da segunda (24). Os novos textos foram consensuados após a realização de dois workshops dos quais participaram os representantes do Grupo de Trabalho do Planejamento Estratégico, representantes internos do CTC e os consultores da EloGroup. Conheça a nova redação da missão e visão institucionais e as mensagens que buscam transmitir.
Missão ǀ Desenvolver tecnologias inovadoras e sustentáveis, e mobilizar competências visando superar desafios nacionais do setor mineral.
Com a nova missão, o CETEM pretende transmitir a imagem de uma instituição atuante na vanguarda do PD&I mineral, desenvolvendo e transferindo tecnologias sustentáveis de alto valor para o setor produtivo. A atuação institucional não se dá individualmente, ou seja, o CETEM busca exercer o papel de protagonista nas redes de PD&I em tecnologia mineral do País, fornecendo contribuições relevantes para que o País possa superar os seus grandes desafios do setor mineral.
Visão ǀ Ser o centro da excelência em PD&I de tecnologia mineral, reconhecido por sua contribuição estratégica para o País.
A nova visão aponta para um CETEM referência em PD&I no Brasil. O CETEM quer ser até 2025:
- referência internacional para PD&I no Brasil;
- referência nacional na geração de valor para o setor produtivo, com papel ativo na contribuição para a formulação de políticas públicas do setor mineral;
- o articulador de redes de PD&I, incluindo empresas privadas, universidades e instituições de referência nacional e internacional;
- reconhecido institucionalmente, pela qualidade do seu quadro de pessoal e de suas instalações.
O termo PD&I em tecnologia mineral engloba: a realização de pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologia para o setor produtivo.
Contribuição estratégica, para as empresas, significa a aplicação, desenvolvimento e transferência de tecnologias que gerem valor significativo e aumentem a competitividade. Para o Governo, significa o desenvolvimento de projetos que levem à superação dos desafios nacionais de hoje e do futuro, e apoio técnico para formulação de políticas públicas e marcos regulatórios.
Segundo os consultores a revisão e reescritura dos instrumentos representam o segundo marco do planejamento estratégico do Centro, após a análise do ambiente interno e externo. Nos próximos workshops de setembro, estão previstas: a elaboração do Mapa Estratégico, além da elaboração e definição de indicadores e metas da instituição.
Tanto as novas missão e visão como as demais definições e produtos do planejamento estratégico deverão ainda ser apreciados e aprovados ao fim do processo, no final de 2015, pelo Conselho Técnico-Científico do CETEM.