Notícias
Núcleo Regional do CETEM no Espírito Santo e parceiros desenvolvem projeto de Valorização de Resíduos de Rochas Ornamentais
O Núcleo Regional do CETEM no Espírito Santo iniciou, na segunda quinzena de março, o projeto de Valorização de Resíduos de Rochas Ornamentais, em parceria com o SINDIROCHAS e o CETEMAG, dando continuidade ao esforço das instituições para contribuir com alternativas que minimizem os problemas da indústria de rochas ornamentais em relação aos resíduos.
O projeto é resultado dos termos de cooperação técnico-científica assinados entre o CETEM e os representantes do setor de rochas ornamentais, e entre o CETEM e o Instituto Internacional do Mármore (IS.I.M.) da Itália.
Entre os dias 16 e 19 de março, o engenheiro Paolo Marone, presidente do Istituto Internazionale del Marmo – IS.I.M., que possui com 30 anos de experiência na produção, aplicação e restauro das rochas ornamentais e aproveitamento de seus resíduos, ministrou treinamento, com transferência de tecnologia, para a equipe no NR-ES. No dia 19 de março, o seminário “Valorização dos Resíduos de Rochas Ornamentais” , aberto a empresários e pessoas interessadas, foi realizado no auditório do CETEM, em Cachoeiro de Itapemirim, e marcou o encerramento da primeira etapa do projeto.
Além disso, foram realizados os primeiros testes de incorporação de resíduos de rochas ornamentais da região do Espírito Santo em produtos diversos e definidas as próximas etapas do trabalho.