Notícias
NRES e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo promovem seminário sobre resíduos de rochas ornamentais
O Núcleo Regional do CETEM e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), entidade que integra o Governo do Estado do Espírito Santo, realizaram, no último dia 14 de dezembro, o Seminário Resíduos de Rochas Ornamentais: Situação e Perspectivas. O evento aconteceu na sede do NRES, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, e contou com as seguintes palestras:
- A gestão de resíduos de beneficiamento de rochas ornamentais (LBRO) no processo de licenciamento ambiental no âmbito Estadual – Carolina Francisco Tonani e Jader Torres do Vallis (IEMA/ES).
- Resíduos da produção de rochas ornamentais: características, caracterização ambiental e possibilidades de aproveitamento – Nuria F. Castro (CETEM)
- Resíduos finos do beneficiamento de rochas ornamentais – Mima Neves (UFES)
- Parâmetros geotécnicos da lama de beneficiamento de rochas ornamentais disposta em aterro – João Wesley dos Santos (IFES – Campus Cachoeiro – SEMMA Cachoeiro de Itapemirim)
- Incorporação de lama de beneficiamento de rochas ornamentais (LBRO) à cerâmica vermelha – Mônica Castoldi Borlini Gadioli (CETEM)
- Uso de resíduos de rochas na insfraestrutura e construção civil – Hieres Vettorazzi (Geólogo, consultor); Juliano Tessinari (IFES – Campus Nova Venécia); Fábio Conrado de Queiró (Bolsista PCI – CETEM); e Leonardo Cattabriga (CETEM)
A abertura coube ao Coordenador do Núcleo Regional do Espírito Santo, Francisco W. Hollanda Vidal , e da representante do IEMA/ES, Carolina Francisco Tonani. O evento foi realizado com apoio da AAMOL (Associação Ambiental Monte Líbano - Central de Tratamento de Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais), ADAMAG (Associação de Desenvolvimento Ambiental do Mármore e Granito) e SINDIROCHAS (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo).