Notícias
INPI concede ao CETEM e a UFF - VR patente que propõe uma rota alternativa de maior eficiência para a produção de minério de ferro com baixo fósforo
imagem01
O INPI concedeu patente de invenção a Leonardo Martins da Silva (UFF-VR), Marisa Nascimento (CETEM) e José Adilson de Castro (UFF-Volta Redonda) pelo desenvolvimento de uma nova rota tecnológica que possibilita a redução do teor de fósforo no minério de ferro utilizando energia de micro-ondas. A patente é fruto de projeto de pesquisa realizado no âmbito de um acordo de cooperação entre o CETEM e a Escola de Engenharia de Volta Redonda (UFF - VR).
O fósforo é uma impureza que ocorre associada ao minério de ferro. A depender da jazida ferrífera, o teor de fósforo associado pode variar. A presença desse elemento junto ao minério de ferro é nociva e impacta negativamente nos custos, além de acarretar maior geração de resíduos, quando esse minério é utilizado como insumo na indústria siderúrgica. Por isso, verifica-se a necessidade de desenvolvimento de novas rotas tecnológicas.
Portanto, a presente invenção propõe uma rota alternativa de maior eficiência para a produção de minério de ferro com baixo fósforo, capaz de reduzir em pelo menos 50% o teor de fósforo no minério de ferro, em comparação com as rotas atualmente utilizadas, mediante aquecimento ultrarrápido em micro-ondas, seguido de rápido resfriamento em água e do processo de lixiviação ácida.