Notícias
Entidades Associadas: CETEM participa do programa com dois projetos
O CETEM participa pela primeira vez do Programa Entidades Associadas das Unidades de Pesquisa do MCTI com dois projetos: um com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e outro com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI liberou parte dos R$ 2,2 milhões aprovados para a realização das atividades de P&D dos dois projetos.
Com o Laboratório de Geologia de Minas, Lavra de Minas e Tratamento de Minérios da UFCG serão realizadas atividades conjuntas orientadas ao aproveitamento racional e sustentável de minerais de pegmatitos e de quartzitos. O estudo visa melhorar alguns elos da cadeia produtiva de caulins, columbita-tantalita, feldspatos, turmalinas, berilos, minerais de lítio (ambligonita e espodumênio), fosfatos (apatita, monazita, xenotima), moscovita e quartzitos, incluindo pesquisa mineral, método de lavra, processamento mineral, avaliação dos impactos ambientais, aproveitamento dos resíduos e avaliação da mineração da região abarcada pelo estudo através de indicadores de sustentabilidade. A área de abrangência do projeto será a província da Borborema, entre o Seridó Paraibano e o Ceará Central, inserida nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Na UFPE, o projeto será desenvolvido pelo CETEM em conjunto com o Laboratório de Controle Ambiental na Mineração (LACAM/DEMINAS). Serão realizadas pesquisas aplicadas ao estudo de controle ambiental das atividades de lavra de minerais – incluindo o arranjo produtivo local de rochas ornamentais do estado do Espírito Santo, com ênfase em Cachoeiro do Itapemirim, e a mineração de calcários dos distritos de Itaoca e Gironda, do mesmo município, e as pedreiras de brita da grande Vitória/ES, bem como da Região Metropolitana do Recife.
O projeto tem por finalidade contribuir com a cadeia produtiva de minerais industriais com foco em rochas ornamentais, indústria de calcário e agregados para a construção civil, gerando conhecimento científico e tecnológico. Visa propor novas rotas de aplicações e soluções sustentáveis que levem a um maior valor agregado dos recursos extraídos, preservando os padrões de qualidade ambiental com parâmetros controladores da ação antrópica, com base em normalizações técnicas e ambientais.
O programa Entidades Associadas prevê a associação formal entre uma ou mais Unidades de Pesquisa (UP) do MCTI e laboratórios, centros, núcleos ou departamentos de instituições universitárias ou de pesquisa científica ou tecnológica, que desenvolvam programas de interesse estratégico para o País, como forma de promoção e consolidação de ações e projetos avançados de maior amplitude científica, tecnológica e de inovação. O principal objetivo do programa é dinamizar o desenvolvimento científico e tecnológico no País.