Notícias
CETEM vai premiar melhores trabalhos no XXV ENTMME
Prêmio Francisco Lapido Loureiro será entregue aos melhores trabalhos dentro das respectivas áreas temáticas apresentados na edição anterior do evento. Comissão foi instituída pelo Diretor Fernando Lins para analisar os 200 trabalhos apresentados em Salvador, em 2011.
O CETEM premiará a partir do XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (www.entmme.org/), a ser realizado em Goiânia-GO, de 20 a 23 de outubro, os melhores trabalhos apresentados em cada edição do evento, e desenvolvidos no País. Os trabalhos com autoria de pesquisadores do CETEM não participam da seleção. O ENTMME é o mais tradicional evento de tecnologia mineral do Brasil; sua primeira edição ocorreu em 1973.
O Prêmio CETEM de melhor trabalho será entregue na abertura do XXV ENTMME, no dia 20 de outubro, selecionado entre aqueles apresentados no XXIV ENTMME, realizado em 2011, em Salvador-BA. A Comissão de Avaliação do CETEM, sob a coordenação do seu Diretor, Fernando Lins, está em fase final de definição do vencedor, após análise de quase 200 trabalhos.
O Prêmio desta edição homenageará o Pesquisador Emérito do CETEM, Francisco Lapido-Loureiro, com relevantes contribuições ao setor mineral brasileiro, que faleceu em novembro de 2012.
Francisco Lapido-Loureiro
Lapido formou-se em geologia pela Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa e se especializou como engenheiro geólogo na Universidade de Nancy, França. Obteve o título de Doutor em Ciências pelo Instituto de Investigação Cientifica de Angola e pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Foi professor assistente da Universidade de Luanda, Angola, de 1963 a 1975. Atuou como geólogo da NUCLEBRAS, entre 1976 e 1988. De 1979 a 1982 foi consultor da Universidade do Colorado, Utah, nos Estados Unidos. Lapido recebeu o título de Pesquisador Emérito do CETEM em 1996. Até o seu falecimento, aos 84 anos, participou com entusiasmo de vários projetos de pesquisa, nos últimos anos dedicando-se, especialmente, aos agrominerais e ao tema das terras raras, tendo publicado importantes livros a respeito. Foi sempre uma referência para os pesquisadores mais jovens do CETEM.
Redação: Vitor Hugo Marques
Data: 15/10/2013