Notícias
CETEM realiza edição do Quartas no CETEM em comemoração ao Dia Mundial da Água
No dia 20 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a sessão do Quartas no CETEM reuniu pesquisadores do Centro e convidados para apresentar os resultados do projeto: "Reúso da água na mineração: desafios e tecnologias".
O projeto foi financiado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI) e executado pelo CETEM (coordenador), Instituto Nacional do Seminárido (INSA) e SETEC/MCTI.
Os tópicos abordados pelos palestrantes foram os seguintes:
Desafios para o Reúso de Água – Silvia França (CETEM)
- Apresentou uma visão geral do projeto, destacando o consumo de água na mineração, o reúso da água (ODS) e a agenda ESG do setor mineral, além das perspectivas tecnológicas para a economia circular da água na mineração.
Apoio a Ações de CT&I no Tema – Tássia Arraes (SETEC/MCTI)
- Explicou o papel da SETEC em projetos relacionados à água e o apoio à criação de Núcleos temáticos de estudos aplicados à água.
Novas Tecnologias para Reúso de Água– Prof. Miriam Amaral (DESA/UFMG)
- Abordou o reúso de água na mineração, visando uma mineração mais sustentável, e discutiu a escassez hídrica como o maior risco para a indústria minerária, destacando como o reúso de água na mineração pode ser uma solução para esses desafios.
Estudo do Reúso de Água na Flotação – Marisa Monte (CETEM)
- Descreveu o objetivo principal do estudo realizado pelo CETEM em parceria com o ITV Mineração, que visa recircular a água proveniente do rejeito da flotação, reduzindo o consumo de amina e água nova, e avaliando o impacto do acúmulo de íons de flotação.
Reúso de Água no Setor de Rochas Ornamentais – Ariel Wanis (CETEM/NRES)
- Apresentou um levantamento de informações para diagnóstico sobre tecnologias utilizadas no sul do Estado do Espírito Santo para captação, uso, reúso e descarte da água no beneficiamento de rochas ornamentais.
Reagentes Alternativos para o Tratamento e Reúso de Água na Mineração – Suellen Marques (CETEM)
- Detalhou um projeto que visa produzir um diagnóstico sobre tecnologias utilizadas para captação, uso, reúso e descarte da água na lavra e beneficiamento de minérios no Brasil.
O vídeo do evento está disponível no YouTube do CETEM: (https://www.youtube.com/live/kls64jhYumw?si=WuKEp9hcsMGIIVg8&t=683).
Anualmente, em 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apontados pela diretora do CETEM, Silvia França, atualmente, 2,2 bilhões (25%) das pessoas vivem sem acesso à água potável. França destacou a necessidade de adoção de medidas para enfrentamento da crise hídrica global, bem como a necessidade de apoiar avanços alcançados pela população e governos mundiais para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS6) - Água e Saneamento - para todos até 2030.