Notícias
O projeto foi financiado pelo Programa Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil e pela Secretária de Empreendedorismo e Inovação - SEMPI/MCTI.
CETEM e IBICT divulgam relatório final de “Estudo das Cadeias Produtivas de Matériais Críticos: oportunidade e ameaças da Economia Circular”
O CETEM, o IBICT - unidades de pesquisa do MCTI - e o JRC - Centro Comum de Pesquisas da União Europeia - encerraram o Projeto intitulado "Study of critical materials’ production chains: opportunities and threats of the circular economy" cujo relatório final já se encontra disponível na página do Programa Diálogos Setoriais UE Brasil. Clique aqui para acessar o relatório. (senha: circular5)
O projeto fez uma abordagem abrangente sobre matérias-primas críticas e estratégicas do momento e dentro de um cenário de economia circular. Estes temas se ligam e são muito relevantes nos tempos atuais quando os países e blocos buscam garantir suprimentos daquelas matérias -primas que são essenciais para suas economias e novas tecnologias em vários setores. O estudo de caso do nióbio brasileiro foi escolhido pois é considerado, tanto como matéria-prima crítica para a União Europeia , como estratégico para o Brasil, tendo sido avaliado sob a ótica da Economia Circular e no âmbito de inovações em que é matéria-prima essencial.
A participação da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - CBMM, por meio de um Termo de Cooperação com o CETEM, colaborando com seu acervo e equipes técnicas de alto nível, permitiu estudos ainda mais apurados sobre as avaliações de ciclo de vida ambiental e social do nióbio brasileiro, o que enriqueceu muito o conteúdo do relatório promovendo uma leitura atual sobre o nióbio brasileiro com as oportunidades e desafios que vem se apresentando no momento.
O grupo de pesquisadores, reunido sob a Coordenação conjunta do Dr. Carlos Peiter (CETEM), Dr. Tiago Braga (IBICT) e do Dr. Gian Andrea Blengini (JRC), contou, ainda, com a colaboração da Dra. Lucia Xavier, o Dr. Adelson Castro e a Mestre Marcela Alvarado do CETEM, tendo como consultoras a Dra. Efigenia Rossi, da Escola de Engenharia da USP em São Carlos e da Profa. Dra. Marzia Traverso, do INAB/ RTWH Universidade de Aachen Alemanha.
Um seminário final do projeto está em preparação e será anunciado em breve.