Notícias
CETEM apresenta o PROTERRARAS a secretário do MCTI
O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI), Álvaro Prata, esteve no CETEM no dia 3 de maio, para conhecer o Centro e participar de reunião sobre o estágio em que se encontra o projeto PROTERRARAS,que está sendo desenvolvido pela unidade de pesquisa.
Na primeira etapa da reunião, realizada na sede do CETEM, no Rio de Janeiro, o Diretor do órgão, Fernando Lins, fez uma ampla explanação das atribuições, atividades e realizações ao longo dos 35 anos de existência do Centro. Na etapa seguinte do encontro, a pesquisadora Marisa Nascimento apresentou o projeto PROTERRARAS, coordenado por ela.
Os estudos, pesquisas e capacitação pelo CETEM em terras raras foram marcantes entre 1989 e 1994, período de parcerias nacionais e internacionais de desenvolvimento de tecnologia para aplicações em motores, tubos, lâmpadas entre outros produtos. Com o crescimento econômico da China, a maior produtora de terras raras do mundo, tornou-se financeiramente inviável continuar a implementação do projeto em solo brasileiro.
Somente em 2010, com o mercado de alta tecnologia preocupado em ficar de mãos atadas em função do monopólio chinês, retomou-se a discussão de terras raras pelo governo brasileiro. Nesta nova fase, um grupo de pesquisadores do CETEM iniciou um trabalho de caracterização mineralógica de terras raras no país, desenvolvimento de metodologia e operação de planta piloto, a partir de amostras de três empresas ligadas ao setor.
A retomada da utilização em grande escala de terras raras no Brasil está lastreada pela inclusão do mineral no Plano Nacional de Mineração de 2030, elaborado em 2011; da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o sucesso junto ao empresariado e órgãos governamentais do I Seminário Nacional de Terras Raras, fatores impulsionadores da pesquisa e futura aplicação comercial do mineral.
Após a reunião, o secretário conheceu as instalações laboratoriais do CETEM e ministrou palestra sobre a SETEC, seus instrumentos e programas (Sibratec, Embrapii, Pró Inova, etc.).