Ouvidoria
A Ouvidoria é a unidade que promove a interlocução e mediação entre os agentes públicos e os cidadãos, na busca da melhoria dos serviços públicos.
É por meio da Ouvidoria que a sociedade demonstra suas expectativas, opiniões e necessidades. Para registrá-las deve escolher entre os seis tipos de manifestações existentes: Elogio, Sugestão, Solicitação, Simplifique, Reclamação e Denúncia.
A Solicitação de Informação é uma outra maneira disponível para a sociedade se manifestar. Pelo Serviço de Informação ao Cidadão, um pedido de Solicitação de Informação pode ser enviado para órgãos do governo cadastrados, conforme previsto na Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011).
A Ouvidoria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação integra o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.
A equipe de Ouvidoria e Acesso à Informação ao Cidadão do CETEM está vinculada à Ouvidoria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI (Órgão Central); já que o Centro de Tecnologia Mineral é uma Unidade de Pesquisa vinculada ao MCTI.
Através da Ouvidoria e do Serviço e Informação ao Cidadão - SIC, qualquer pessoa pode apresentar (eletronicamente/Fala.BR, pessoalmente ou por correspondência) com sigilo e segurança, os seguintes tipos de manifestações:
- Elogio quando alguém da equipe do CETEM tenha prestado um bom atendimento ou quando você tenha ficado satisfeito com algum de nossos serviços;
- Sugestão de ideias ou propostas para melhorar as políticas e os serviços prestados pelo CETEM;
- Solicitação de atendimento, de prestação de serviço ou alguma providência que seja de competência do Órgão;
- Simplifique sugestão de ideia direcionada especificamente para simplificar os serviços prestados pelo CETEM, apresentando alternativas para descomplicar e com o objetivo de desburocratizar;
- Reclamação caso esteja insatisfeito com a prestação de serviços realizados pelo CETEM;
- Denúncia de irregularidade, de prática de ato ilícito ou de violação de direitos cuja solução dependa da atuação do CETEM;
- Pedido de Acesso à Informação pública que esteja sob a guarda do CETEM.
A Plataforma Fala.BR é o canal de preferência da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão para o recebimento de manifestações/solicitações, ela está disponível online, 24 horas por dia.
Não é obrigatório se cadastrar para utilizar a plataforma. Porém, quem realiza o cadastro tem acesso ao histórico das suas manifestações/solicitações.
Há opção de informar o nome, ou fazer uma manifestação anônima. Se fizer uma manifestação identificada, poderá acompanhar o andamento e conferir a resposta no próprio sistema, ou no e-mail que informar.
Para registrar uma manifestação ou um pedido de acesso à informação, utilize, de preferência, a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.Br) do governo federal. Acesse a plataforma, preencha o cadastro, detalhe a manifestação e direcione-a ao Centro de Tecnologia Mineral - CETEM.
A equipe de Ouvidoria e acesso à Informação do CETEM vai receber a manifestação/pedido de acesso à informação, vai analisá-lo e direcioná-lo ao setor responsável pelo assunto, para dar o tratamento mais adequado.
Assim que o setor responsável finalizar o tratamento, encaminhará o conteúdo da resposta à equipe de Ouvidoria e acesso à Informação.
Ao receber o conteúdo da resposta, a equipe de Ouvidoria e acesso à Informação vai verificar se ele atende à solicitação apresentada, vai aplicar a linguagem cidadã e transformá-lo na resposta final do CETEM, que será inserida na plataforma Fala.BR, para que possa ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar.
Procure a equipe de Ouvidoria e Serviço à Informação do CETEM para expressar suas ideias, fazer questionamentos e sugerir melhorias. Esta atitude garante a transparência, o controle e o aperfeiçoamento da gestão pública.
Para realizar sua manifestação clique aqui!
Formas, Canais e Contatos para Atendimento:
- Plataforma Fala.BR (Preferencialmente) https://falabr.cgu.gov.br;
- Presencial/Correspondência:
Centro e Tecnologia Mineral – CETEM
Avenida Pedro Calmon, nº 900, sala 18A – Ouvidoria, Cidade Universitária
CEP: 21.941-908/ Rio de Janeiro-RJ, Brasil;
- Telefone: (21) 3865.7228;
- E-mail: ouvidoria@cetem.gov.br
Horários e dias de Atendimento:
Das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Ouvidora:
Paula Paes Montandon Vasconcelos | Telefone: (61) 2033-8522 E-mail: ouvidoria@mcti.gov.br |
Equipe de Ouvidoria do CETEM:
Tatiana Duarte Cardozo de Pina |
Telefone: (21) 3865-7228 E-mail: tpina@cetem.gov.br |
Herywelton Antonio Vilela da Mata | Telefone: (21) 3865.7323 E-mail: hmata@cetem.gov.br |
Relatórios e Publicações
- Relatório de Gestão de Ouvidoria e Acesso à Informação 2023 [ PDF ]
- Relatório de Gestão da Ouvidoria e Acesso à Informação 2022 [ PDF ]
Conselho de Usuários do Serviço Público: