Notícias
LAAD Security & Defence 2024: Censipam apresenta capacidades tecnológicas
São Paulo, 03/04/2024 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) integra o estande do Ministério da Defesa, como expositor, durante a LAAD Security & Defence 2024. O evento ocorre entre os dias 2 e 4 de abril no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo. O objetivo é proporcionar um ponto de encontro para networking e atualização de profissionais que atuam nas áreas de segurança e defesa na América Latina.
Os visitantes podem conhecer as principais ações do Censipam que contribuem para a proteção e a integração da Amazônia Legal e da Amazônia Azul. O estande possui área de relacionamento com o público, exibição de vídeos institucionais e exposição de sistemas e sensores de monitoramento ambiental, com destaque para o Nauru 500C, recentemente adquirido para potencializar a proteção da Amazônia.
O evento conta com o apoio institucional de agências de Segurança Pública, órgãos de segurança federais, estaduais e municipais, o Ministério da Defesa, as Forças Armadas, Ministério da Justiça e Segurança Pública. A LAAD Security & Defence 2024 reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Órgãos de Segurança, “Law Enforcement”, Gestores de Segurança de grandes Corporações, empresas Concessionárias de Serviços e Infraestrutura Crítica no Brasil e na América Latina.
O Nauru 500 C
O Nauru 500C apresenta maior capacidade operacional, se comparado com os drones que o Censipam já possuia. É capaz de realizar voos acima de 400ft (120 metros), no modo BVLOS, em todo o espaço aéreo classe F e classe G, acima de 1000ft (300 metros) sobre o terreno, alcance de até 60 km.
O sistema de potência é híbrido – motores elétricos na decolagem e pouso e motor a combustão nos demais fases do voo, e sua câmera EOLWIR -EO FullHD com 30X zoom ótico permite identificação de pessoas e veículos.
Os servidores do Censipam participaram de capacitação para operar o Nauru 500C. Totalizando 214 horas, o curso ocorreu de forma teórica, à distância, e prática, em São Carlos (SP).