Notícias
Cerimônia celebra os 22 anos do Censipam
Brasília, 17/04/2024 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) foi envolto por uma atmosfera de celebração e reconhecimento nesta quarta-feira, 17 de abril, enquanto comemorava seu vigésimo segundo aniversário no hall de entrada do Centro de Coordenação-Geral em Brasília.
A cerimônia teve início às 15h com as boas-vindas do mestre de cerimônias marcando a abertura oficial. O evento contou com a presença da Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao lado da Secretária-Geral substituta da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo e do Diretor-Geral do Censipam, Rafael Pinto Costa. E também contou com a participação dos centros regionais de Manaus, Belém e Porto Velho, que se juntaram à celebração por meio de videoconferência.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os participantes foram imersos na história e na missão do Censipam por meio de um vídeo institucional e, logo após, as autoridades presentes aproveitaram a oportunidade para compartilhar palavras de apoio e incentivo.
O Diretor-Geral do Censipam, Rafael Costa, enfatizou o compromisso do órgão com a proteção e desenvolvimento sustentável da Amazônia, destacando os 22 anos de atuação e exaltou a importância dos recém-chegados novos servidores."Este ano é especial, especialmente por conta dos nossos novos concursados, que trazem uma energia renovada e ideias frescas para impulsionar nossos esforços", acrescentou o Diretor-Geral. Ele agradeceu também o comprometimento e profissionalismo de todos os colaboradores, afirmando serem fundamentais para o sucesso contínuo e para consolidar o papel como catalisadores de pessoas e tecnologias.
A Secretária-Geral Adjunta, Cinara Fredo levantou importantes números em seu discurso."De acordo com o Instituto de Recursos para o Mundo, somente a economia verde tem o potencial de gerar até 2030 um adicional no PIB brasileiro de quase 3 trilhões de reais com a criação de mais de 2 milhões de empregos e o papel do Censipam é fundamental nesse processo". Ela ainda enumerou as diversas contribuições do Censipam para o desenvolvimento sustentável. Como o monitoramento da superfície terrestre, produção de alertas de desmatamento, disponibilização de informações para ação dos órgãos fiscalizadores, processamento de imagens de satélites e elaboração de mapas temáticos; destacando as operações de desintrusão em terras indígenas. "Essa é apenas uma pequena amostra da importância do Censipam, uma fonte de orgulho para todos nós", concluiu.
Por último, a ministra Esther Dweck começou seu discurso parabenizando o Censipam pelos 22 anos e exaltou a rapidez da chegada dos novos servidores. "É um grande orgulho estar aqui, pois esta é a primeira posse dos concursos autorizados no ano passado, que contemplaram mais de 9 mil vagas em mais de 20 órgãos. Parabenizo o Censipam pela capacidade de realizar o concurso tão rapidamente". Aproveitou também para anunciar o processo seletivo do Censipam para contratação de mão de obra temporária, com sessenta vagas, cujas inscrições começam amanhã, 18 de abril, e se encerram em 29 de maio.
Esther também enfatizou o uso de geotecnologias pelo Censipam, e o desejo de formar parcerias com o órgão. "Estamos ansiosos para ampliar nossa parceria com vocês, especialmente por meio de ferramentas como a Amazônia SAR, que utiliza imagens de radar para melhorar o monitoramento das queimadas, e o painel de fogo, que auxilia no combate aos incêndios. Vemos uma grande oportunidade de colaboração com nosso Ministério", disse a ministra.
Um dos momentos mais significativos da cerimônia foi a posse simbólica dos 50 aprovados no concurso público realizado pelo Censipam. A entrega dos termos de posse foi realizada pelas autoridades presentes, marcando o início de uma nova jornada para os servidores que se juntam à equipe do Centro de Coordenação-Geral em Brasília. Também foram reconhecidos os novos servidores dos Centros Regionais de Manaus, Belém e Porto Velho, fortalecendo ainda mais a presença e atuação do Censipam em diferentes áreas da Amazônia.
Para encerrar o evento, todos se uniram para cantar os parabéns em homenagem aos 22 anos de serviço prestado pelo Censipam à nação brasileira. Um bolo comemorativo foi trazido, simbolizando a celebração deste dia e os participantes foram convidados para um momento de confraternização. Assim, encerrou-se a cerimônia deixando um sentimento de orgulho e compromisso renovado com a missão do Censipam de proteger e preservar a Amazônia para as presentes e futuras gerações.