Notícias
Censipam realiza curso de operação de drone durante Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões
Brasília, 5/12/2022 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou, de 26 a 28 de outubro, no município de Benjamin Constant (AM), o curso de operação de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs). A atividade ocorreu durante o Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões, evento realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
O objetivo foi capacitar principalmente os indígenas da região para operarem drones em atividades de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento. Entre os assuntos abordados ao longo da oficina estão boas práticas no uso de drones, preparo de voo, produtos cartográficos e missões simuladas.
“Tivemos a participação da Patrícia Mayuruna, a primeira mulher da etnia Mayuruna a pilotar drone. Os indígenas se mostraram bastante preparados para aplicar os conhecimentos na realidade deles”, ressaltou o instrutor do Censipam, Darlô Sobrinho.
O técnico agropecuário e florestal do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Estado do Amazonas, Lindon Jonhson Neves de Aquino, afirmou que o curso de drone vai possibilitar também o mapeamento da área para emissão de laudos para as entidades financiadoras de projetos de crédito rural. “Nós damos esse apoio aos agricultores para elaboração desses projetos de crédito rural aqui no município”, detalhou Aquino.