Notícias
Censipam marca presença na cerimônia de abertura da 15ª edição da Laad Defence & Security
Rio de Janeiro, 02/04/2025 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa, marcou presença na cerimônia de abertura da 15ª edição da Laad Defence & Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina. O evento ocorre de 1º a 4 de abril, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 400 expositores e expectativa de público de 45 mil visitantes. Até o momento, cerca de 200 delegações de 40 países estão credenciadas para as atividades.
O Censipam foi representado pelo seu Diretor-Geral Adjunto, Harley Angelo de Moraes, pela Diretora Técnica, Renata Bitar Tiveron, e pelo Coordenador-Geral de Inteligência, Raimundo Lopes Camargos Filho. O órgão tem como objetivo contribuir para a proteção, integração, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida na Amazônia Legal, no mar territorial, na Zona Econômica Exclusiva do Brasil e em outras áreas de interesse estratégico.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Em seu discurso, Múcio destacou o impacto da Base Industrial de Defesa (BID) na economia e na inovação tecnológica do país. “A indústria nacional apresenta sua capacidade, competência e qualidade, impulsionando nossa economia e fomentando a evolução científica e tecnológica”, afirmou. Ele também ressaltou o recorde de US$ 1,78 bilhão em exportações de produtos de defesa em 2024, consolidando o Brasil como um dos grandes exportadores do setor.
Com uma infraestrutura tecnológica avançada, composta por sistemas de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados, o Censipam realiza o monitoramento contínuo da Floresta Amazônica e do espaço marítimo brasileiro.
Além do Censipam, a feira também conta com estandes do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de órgãos vinculados à pasta, como a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Escola Superior de Defesa (ESD). Também marcam presença forças armadas estrangeiras, bem como empresas nacionais e internacionais de tecnologia, equipamentos e serviços para segurança pública, além de gestores da área.
A LAAD 2025
A Laad Defence & Security tem como proposta fomentar negócios nos setores de engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munições e armamentos, ópticos e optrônicos, cyber defense, cyber security, dentre outras áreas estratégicas. A feira se consolidou como um importante palco para o intercâmbio de tecnologia e cooperação entre empresas e governos na área de defesa e segurança.
Logística Militar
Simultaneamente à Laad, ocorrerá o XI Simpósio Internacional de Logística Militar. Serão seis paineis, distribuídos nos dias 2 a 4 de abril. Os debates abordarão os desafios enfrentados, as dificuldades de implantação, as melhorias das práticas gerenciais e as perspectivas de futuro para a logística militar, bem como os resultados alcançados e os esperados para o futuro, baseado nas experiências de diversos países.
Mais informações em laadexpo.com.br
Por Cleber Ribeiro
Foto: Cleber Ribeiro
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
Categorias:
Empresa, Indústria, Comércio, Defesa Civil, Segurança, Defesa Nacional

