Notícias
Censipam inicia parceria com Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso
Censipam complementa alertas de desmatamento com imagens de radar
Cuiabá, 10/11/2020
– O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou (4/11) visita institucional à Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT), com o objetivo de
i
niciar as tratativas do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em setembro de 2020.
Durante reunião técnica realizada no Centro Político e Administrativo do Mato Grosso, representantes da SEMA-MT e do Censipam buscaram o nivelamento das atividades e apresentaram propostas de temas ligados a capacitações, além de cenários e metas de monitoramento para as atividades previstas no ACT.
O Censipam apresentou seus produtos e pontos de parceria. A SEMA-MT mostrou o trabalho de monitoramento do desmatamento e seus produtos hidrometeorológicos. As duas instituições definiram seus pontos focais para condução de cada atividade do ACT.
O Secretário Adjunto, Alex Marega, forneceu detalhes sobre o Sistema de Alerta de Desmatamento baseado em imagens da constelação de nano satélites Planet. A plataforma conta com alertas semanais de desmatamento na região Amazônica, Cerrado e Pantanal. A ferramenta permite detectar desmates e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida, possibilitando a notificação remota imediata em casos de infrações e planejamento para envio de equipes de fiscalização em campo.
O secretário informou que a SEMA-MT está conseguindo monitorar o desmatamento muito recente, sendo capaz de deter derrubadas da floresta que estão em andamento e impedir o avanço do desmatamento. Como os alertas contratados utilizam imagens de satélites óticos, o sistema sofre restrição de atuação no período chuvoso. Desta forma, o Censipam enxerga a possibilidade de conjugar esforços com o projeto SipamSAR no âmbito do ACT.
O gerente do Centro Regional do Censipam em Porto Velho (CR-PV), Roseval Leite, solicitou uma listagem de pontos de interesse para possível instalação de antenas de comunicação satelital (GSAC) ao longo do estado, visando auxiliar as operações de campo e transmissão de dados e relatórios operacionais
O trabalho foi fundamental para planejar as ações que serão executadas ao longo do ACT.