Notícias
Censipam e UNODC realizam consulta técnica no âmbito do programa global de combate ao crime marítimo
Brasília, 7/12/2023 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promoveram uma consulta técnica, nos dias 6 e 7 de dezembro, focada na análise das ameaças que afetam as áreas fluviais da região amazônica. O objetivo é desenvolver soluções para ampliar a compreensão das dinâmicas dos rios e intensificar ações contra organizações criminosas.
A diretora do UNODC, Elena Abbati, expressou sua esperança de que esse encontro seja o ponto de partida para uma colaboração de longo prazo. Destacou a importância desse esforço no contexto dos trabalhos do UNODC, especialmente no programa global de combate ao crime marítimo.
O foco específico seria a análise das ameaças de vetores fluviais na Amazônia Legal Brasileira, fornecendo apoio técnico para futuras operações das instituições brasileiras de fiscalização e de aplicação da lei.
“A parceria com o Censipam, bem como a colaboração de todas as agências aqui presentes, é essencial para promover respostas integradas e fortalecer a cooperação interinstitucional e internacional no enfrentamento do crime.”, destacou Abbati.
O evento foi patrocinado pelo escritório da aplicação da lei sobre narcóticos, do departamento de estado dos Estados Unidos e teve a participação de representantes do Ministério Público Federal; do Ministério da Justiça e Segurança Pública; da Marinha do Brasil; da Polícia Federal do Brasil; da Receita Federal do Brasil; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.