Notícias
Censipam e Prefeitura de Parintins realizam mapeamento de áreas de inundações
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), com o apoio da Prefeitura de Parintins (AM), conduziu na manhã desta terça-feira (22) um mapeamento das áreas suscetíveis a inundações, utilizando equipamentos de alta tecnologia, visando a implementação de ações rápidas em resposta às cheias dos rios nos bairros São José Operário, São Francisco e Itaúna I.
Esse processo de mapeamento compreendeu um levantamento minucioso da topografia do terreno por meio de GPS geodésico de alta precisão, seguido por um aerolevantamento realizado por uma aeronave remotamente pilotada, especificamente equipada para aerofotografia. Esse trabalho de alta precisão demanda expertise técnica, uma vez que seu resultado será um mapa digital abrangente e atualizado, contendo informações detalhadas sobre o terreno e as áreas propensas a inundação. Essas informações serão essenciais para a Defesa Civil Estadual, que poderá tomar decisões mais embasadas e antecipar as ações necessárias em áreas que anteriormente demandavam um levantamento mais demorado e menos preciso.
Carlos Soares, engenheiro participante da equipe, explicou: "Esse mapeamento consiste em levantamento com GPS geodésico de alta precisão para registrar a topografia de campo e em seguida o aerolevantamento com uma aeronave remotamente pilotada, especificamente para aerofotografia. É um trabalho de precisão, um trabalho que requer um cuidado técnico até porque o resultado para o município será o mapa digital com todas as informações atualizadas do terreno e das áreas inundáveis onde a Defesa Civil Estadual vai poder dar suporte nas tomadas de decisões da Prefeitura, onde pode antecipar as situações de enchente em determinadas áreas que até então demoravam para fazer o levantamento de forma rápida e precisa".
Adriano Aguiar, coordenador da Defesa Civil de Parintins, enfatizou que as áreas de risco já estão catalogadas pelo órgão, mas o mapeamento de alta precisão realizado pelo Censipam permitirá uma análise mais aprofundada da situação, possibilitando uma melhor prevenção das grandes inundações que afetam as ruas e becos durante a elevação dos níveis dos rios. "Esse mapeamento por meio de fotos já é um passo muito avançado na parceria entre a Prefeitura, o Censipam e a Defesa Civil de Parintins. Estaremos obtendo essas informações para estudar a área de forma mais precisa e agir rapidamente", destacou Aguiar.
Fonte e foto: Portal Marcos Santos