Porto Velho (RO) - 26/03/2025 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), por meio da Coordenação-Geral de Inteligência (Cgint) e da Gerência de Produtos de Monitoramento (Gipam), realizou nesta semana a apresentação oficial do Relatório de Monitoramento Ambiental e Ilícitos Associados (RMAIA) à 17ª Brigada de Infantaria de Selva. A unidade do Exército Brasileiro tem atuação estratégica na região Norte, sendo um dos principais agentes na proteção da Amazônia.
O encontro reforçou a cooperação institucional entre os órgãos para o combate a crimes ambientais e a preservação do bioma amazônico. Durante a apresentação, foram discutidos dados relevantes sobre desmatamento, extração ilegal de madeira, mineração clandestina e outras atividades ilícitas que impactam a região.

- Diretor-Geral Rafael Pinto Costa
O diretor-geral do Censipam, Rafael Pinto, enfatizou a relevância da iniciativa: "Uma das missões do Censipam é atuar como ferramenta capaz de auxiliar no cumprimento da missão dos entes que operam na Amazônia. Como parte da estrutura do Ministério da Defesa, é fundamental que voltemos parte de nossa produção para as unidades militares, contribuindo com as instituições que possuem um histórico robusto de atuação na região."

- Apresentação do RMAIA à 17ª Brigada
A apresentação do RMAIA à 17ª Brigada representa um marco na atuação do Censipam e um avanço na caracterização da consciência situacional da região. A iniciativa também fortalece a parceria de longa data com o Exército Brasileiro, ampliando a capacidade de resposta contra ameaças ambientais e consolidando estratégias conjuntas para a proteção da Amazônia.
Por NUCOM com informações do CR-PV
Fotos: Fernando Ivson
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa(61) 3214 – 0235
Categorias: Ministério da Defesa, Escola Superior de Defesa,Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente, Aplicativos Móveis, Monitoramento Hidrológico, Amazônia e Serviços Públicos