Monitoramento de ilícitos
O Censipam criou a metodologia de Localização de Garimpos (LOGAR) e de Pistas de Pouso (LOPIS). Esses ativos de Inteligência Tecnológica são utilizados para detectar, identificar, analisar e monitorar as atividades de extração mineral ilegal e de campos de pouso irregulares, possibilitando um direcionamento para o combate às atividades ilícitas na Amazônia Legal.
Essa atividade é realizada usando-se técnicas de análise de imagens de satélites e cruzamento de dados de outros órgãos governamentais. Após a consolidação do relatório, as informações sobre os garimpos ilegais e pistas de pouso clandestinas são encaminhadas a órgãos como a Polícia Federal.
O Censipam fornece apoio de pessoal, equipamentos e instalações nas fases de planejamento e execução de operações conjuntas, singulares, interagências e jogos de guerra das escolas de Estado-Maior das Forças Armadas. São entregues análises, estimativas, mapas temáticos, planos, briefings, relatórios e instalações para montagem de Centros de Coordenação de Operações (CCOp).
Há, ainda, a obtenção e manutenção da consciência situacional acerca de outros ilícitos que ocorrem na Amazônia Legal, como narcotráfico, tráfego aéreo desconhecido, pirataria fluvial e pesca ilegal, com o objetivo de produzir conhecimentos de inteligência para órgãos de fiscalização, segurança pública e Forças Armadas. São produzidas análises de dados e informações provenientes de sensores orbitais óticos e RADAR, de sensores embarcados em aeronaves R-99 e R-35, do Sistema de Gerenciamento de Pistas (GPIS); de geointeligência e de sistemas computacionais de alta capacidade.