Comunicação Satelital
Terminais de comunicação
O apoio a órgãos e instituições parceiras contempla o fornecimento de terminais de comunicação via satélite em localidades isoladas da Amazônia, atendendo a comunidades ribeirinhas, aldeia indígenas, pelotões de fronteira e órgãos da justiça. Consiste em acesso à Internet para uso geral e, para comunicação de estações meteorológicas de superfície e de radares meteorológicos.
A transmissão de dados é viabilizada por estação terrestre de comunicação bidirecional do tipo VSAT (Very Small Aperture Terminal), cuja solução é proveniente do fomento Institucional ao Programa GESAC, gerenciado pelo MCTI, que se utiliza do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégicas – SGDC para fornecer comunicação em velocidade de 10Mbps.
Complementando a atuação na região, além de pontos fixos, o Censipam disponibiliza, ainda, comunicação de dados via terminais VSATs transportáveis, em apoio a missões de campo Institucionais e de órgãos parceiros, com conexão de 20Mbps e alcance em todo território nacional.
Antenas de recepção
Antenas de recepção multissatelital entraram no rol tecnológico do Censipam para possibilitar o acurácia e a celeridade do recebimento de dados provenientes do monitoramento de superfície, independente da presença de nuvens, característica inerente da região amazônica que pode durar até oito meses.
As informações poderão ser fornecidas por transmissão direta de satélites brasileiros e internacionais, referente a dados de qualquer período do ano, de maneira sistemática de curtos intervalos, dada localizações estratégicas de cobertura nacional.